A Educação Ambiental na percepção de professores no Ensino Fundamental I (Ilha Solteira, SP - Brasil)

Autores

  • Aline Patrícia Maciel-Doro
  • Bruna Cardozo Santos
  • Carolina Buso Dornfeld Unesp Câmpus de Ilha Solteira

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v2.n1.e202203

Palavras-chave:

Questionário; Análise de Conteúdo; Metodologia Didático Pedagógico

Resumo

Partindo da necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), a pesquisa se propõe a traçar um panorama da situação atual da EA desenvolvida por professores polivalentes e especialistas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I de três escolas municipais do noroeste paulista, considerando suas concepções e metodologias. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativa, caracterizada como uma investigação empírica, as coletas de dados foram realizadas por meio de questionários à 46 professores (especialistas e polivalentes) que compõem a população de amostra. A tabulação dos resultados ocorreu por meio da Análise de Conteúdo que segundo Bardin (2016) consiste num método que tem como componentes essenciais além da descrição, a categorização e interpretação. Foi possível obter informações das diferentes concepções de EA pelos professores, na qual, demonstrou uma complexidade de conceitos sobre meio ambiente com tendência naturalística e antropocêntrica pautado no cuidar e preservar. Revelou-se também que as principais temáticas ambientais desenvolvidas pelos participantes da pesquisa são lixo e reciclagem, tendo como maior número de citação de metodologia adotada os debates e rodas de conversas. Os mesmos encontram dificuldades no desenvolvimento da EA quando se pretende realizar saídas de campo.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

MACIEL-DORO, A. P.; SANTOS, B. C.; DORNFELD, C. B. A Educação Ambiental na percepção de professores no Ensino Fundamental I (Ilha Solteira, SP - Brasil). Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e202203, 2023. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v2.n1.e202203. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/9956. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo