Construção do conceito de multiplicação e divisão à luz da Teoria dos campos conceituais e Obstáculos Epistemológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202301

Palavras-chave:

Campos conceituais, Obstáculos epistemológicos, Livros didáticos, Multiplicação e divisão

Resumo

Nesse estudo, propomos uma análise crítica reflexiva em livros de matemática do sexto ano do ensino fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com a finalidade de investigar, à luz das Teorias de Campos Conceituais (TCC) de Gerard Vergnaud e Obstáculos Epistemológicos de Gaston Bachelard, como as operações de multiplicação e divisão são abordadas. A análise se fez necessário diante das dificuldades encontradas na utilização dessas operações no ensino fundamental. As teorias estudadas são de grande relevância, pois explicam como se dá o aprendizado matemático e as dificuldades que impedem o pleno entendimento desse conteúdo. Dessa forma, elaboramos uma pesquisa qualitativa com procedimento bibliográfico sobre as teorias e, por fim, a análise reflexiva dos livros. Este estudo se desenvolveu na perpectiva de que os resultados apresentados podem contribuir para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem de matemática ao passo que abre possibilidade de novas discussões e propostas para superação das dificuldades de aprendizagem em operações de multiplicação e divisão.

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

SILVA, L. C. da; SILVA, L. A. da. Construção do conceito de multiplicação e divisão à luz da Teoria dos campos conceituais e Obstáculos Epistemológicos. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e202301, 2023. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202301. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/12626. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

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Fluxo Contínuo