Chamada Dossiê: Educação física na Educação Básica: reflexões sobre formação profissional, concepções metodológicas e intervenções pedagógicas inovadoras

2025-06-02

Educação física na Educação Básica: reflexões sobre formação profissional, concepções metodológicas e intervenções pedagógicas inovadoras
Prazo de submissão:
 01 de junho até 30 de setembro 2025
Publicação: até dezembro de 2025

O dossiê intenciona promover reflexões sobre a Educação Física Escolar, componente curricular da área de linguagens na Educação Básica. Para isso, pretende reunir textos científicos sobre diferentes aspectos relacionados à formação profissional, às concepções metodológicas e às intervenções pedagógicas inovadoras provenientes das pesquisas realizadas por autores e autoras, nacionais e internacionais, que dedicam seus esforços com a produção de conhecimento.

Abstract

The dossier aims to promote reflections on Physical Education in Schools, a curricular component of the area of languages in Basic Education. To this end, it aims to gather scientific texts on different aspects related to professional training, methodological concepts and innovative pedagogical interventions resulting from research carried out by national and international authors who dedicate their efforts to the production of knowledge.

Resumen

El dossier tiene como objetivo promover reflexiones sobre la Educación Física Escolar, componente curricular del área de lenguaje en la Educación Básica. Para ello, se pretende reunir textos científicos sobre diferentes aspectos relacionados con la formación profesional, concepciones metodológicas e intervenciones pedagógicas innovadoras fruto de investigaciones realizadas por autores nacionales e internacionales que dedican sus esfuerzos a la producción de conocimiento.

 

Proponentes:

Prof. Dr. Lúcio Fernandes Ferreira professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação / FACED / UFAM. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2013). Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Professor Adjunto C Nível IV da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Líder do Grupo de Estudos do Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor (Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva. 

Prof. Dr. Cleverton José Farias de Souza possui pós-doutorado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba; doutorado (2011) e mestrado (2004) em Educação Física pela Universidade de São Paulo; especialização em Psicopedagogia (2006) e graduação em Licenciatura em Educação Física (1997) pela Universidade Federal do Amazonas. É vice-líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), professor permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (PPGE-FACED) da Universidade Federal do Amazonas, e professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em desenvolvimento motor, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, atividades motoras, coordenação motora, atividade física, educação e transtorno do desenvolvimento da coordenação.