POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ESTUDANTE MIGRANTE INTERNACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS (2017-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16989

Palavras-chave:

Política Educacional, Estudante Migrante Internacional, Ensino Fundamental, Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS

Resumo

Os fluxos migratórios internacionais estão cada vez mais constantes e apresentam inúmeras questões na sociedade contemporânea, principalmente na educação. Desta forma, objetiva-se analisar as políticas educacionais aos estudantes migrantes internacionais dos anos finais do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS (2017-2021). Em 2017, houve a promulgação da Lei de migração (Lei n.º 13.445). Em 2021, foi o ano de promulgação da Deliberação CME/CG/MS nº 2.527. É uma pesquisa qualiquantitativa que se utiliza do procedimento documental e bibliográfico. Utiliza-se como referencial teórico o ciclo de políticas do Stephen Ball e as discussões de Mainardes, especificamente o contexto da influência e da produção do texto. E como fontes utilizou-se: documentos oficiais, teses, artigos, livros e homepages. Nos documentos analisados (Deliberação CME/MS n.º 1.263/2011 e Deliberação CME/CG/MS n.º 2.527/2021), o direito à educação está prescrito, porém houve fragilidades no documento municipal que suscitaram questões da real efetivação desse direito.

Biografia do Autor

Edgar da Silva Queiros, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Alcalá, Espanha. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Política de Formação e Trabalho Docente (GEHFORT).

Celeida Maria Costa de Souza e Silva, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Política de Formação e Trabalho Docente (GEHFORT).

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

QUEIROS, E. da S.; SILVA, C. M. C. de S. e. POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O ESTUDANTE MIGRANTE INTERNACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS (2017-2021). Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–20, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16989. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16989. Acesso em: 6 jan. 2025.