A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSVERSAL AO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14365

Palavras-chave:

EPACK, Formação de professores, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo discute a inserção da educação ambiental (EA) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de licenciatura do IFSP, Campus Presidente Epitácio, tendo como questão de pesquisa: O que é isso: a EA nos PPCs das licenciaturas de um campus do IFSP?, e o objetivo geral investigar o Conhecimento Pedagógico e Ambiental do Conteúdo (EPACK) presente nos PPCs dos cursos de licenciatura do Campus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental baseada em um estudo de caso em que os PPCs de dois cursos de licenciatura foram analisados na perspectiva da Análise Textual Discursiva. Emergiram do processo três categorias: Educar para preservar: sensibilizar para a preservação ambiental, O Pedagógico e o Ambiental do Conteúdo: a relação da EA nas disciplinas que compõem o PPC e A Educação Ambiental como transversal ao ensino: perspectivas e limitações. Como resultados, apontam-se o caráter convencional ou conservador da EA presente nos documentos, bem como possibilidades da integração dos domínios de conhecimento propostos pelo modelo EPACK, utilizado como referencial teórico para a investigação. Discute-se a transversalidade da EA ao ensino, por meio de ações extensionistas presentes nos documentos e aponta-se a falta de registros de pesquisas desenvolvidas no âmbito da EA nos PPCs como uma lacuna. Como conclusões, destaca-se não haver uma intenção formativa docente na e para a EA, embora haja intenções de inserção da EA na formação, mesmo que de forma convencional/pontual que podem, de alguma forma, possibilitar o desenvolvimento das dimensões do conhecimento no âmbito do EPACK.

Biografia do Autor

Rolién José Vieira Cirilo, Instituto Federal de São Paulo — IFSP

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alfenas (2012) e Mestrado em Química, área de concentração Educação em Química pela Universidade Federal de Alfenas (2022). Tem experiência na área de Educação em Química e atua como Técnico em Assuntos Educaionais (TAE), na Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Bragança Paulista.

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

CIRILO, R. J. V. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSVERSAL AO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.14365. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14365. Acesso em: 7 dez. 2024.