A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE DIGITAL E OS DESAFIOS DA HUMANIDADE FRENTE A REALIDADE VIRTUAL: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO UMA OPÇÃO POSSÍVEL

Autores

  • Aldilene Lima Coelho
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

Este estudo teórico sobre a evolução da sociedade digital e os desafios da humanidade frente a nova realidade virtual, se propõe discutir a Educação a distância (EaD) sob a ótica de Belloni, (1999), Castells (2016), Libâneo (2011), Pretto (2001), dentre outros. Os avanços das NTIC’s têm alterado nossa realidade virtual, dentre estas transformações destacam-se os avanços da EaD, a qual já faz parte da rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo. Isto posto, apreende-se que para compreensão das nuances desta modalidade de ensino faz necessário conhecer suas definições, características e influência nesta sociedade digital. Assim, este artigo caracteriza-se em uma revisão da literatura, cujas considerações produzidas trazem contribuições para uma reflexão histórica da revolução tecnológica e a constatação de que esse processo tem transformado a vida das pessoas, por conseguinte, criado oportunidades de acesso à educação superior e ao mundo do trabalho.

 

Palavras chave: Educação a distância. Sociedade digital. Realidade virtual.

 

Biografia do Autor

Tania Suely Azevedo Brasileiro , Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professora titular da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Pós-doutorado em Psicologia, doutora em Educação e membro do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação da UFOPA: Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND); Doutorado e .Mestrado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PPGE) e Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ). Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA.

Downloads

Publicado

2020-07-01