A SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E A MELHORIA DAS PRÁTICAS DO ENSINO DOS PROFESSORES: CASO COMPLEXO ESCOLAR Nº 411 DO SUMBE, CUANZA SUL ANGOLA

Autores

  • António Zinga Universidade Katyavala Bwila (Angola)
  • Santos Candeeiro Germano Universidade Katyavala Bwila (Angola)

Resumo

Este artigo é resultado da prática de supervisão pedagógica como parte terminal da unidade curricular com o mesmo nome do mestrado em Ensino Primário do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, afeto a Universidade Katyavala Bwila Angola. Sabendo-se que a supervisão é um meio de garantir que os objetivos estabelecidos, tanto da escola como da educação sejam alcançados com vista o desenvolvimento do educando e consequentemente a qualidade de ensino. O estudo permitiu intercambiar com os professores da escola, no tocante as metodologias utilizadas para supervisão pedagógica para o desenvolvimento humano e profissional do professor. Com o conhecimento e autorização da Direção Municipal da Educação e da direção da escola, foi utilizado como instrumentos de recolha de dados a grelha de observação de aulas a 38 professores feita por 19 supervisores (mestrandos). Dos dados obtidos chegou-se as seguintes conclusões: A prática dos professores apresenta algumas insuficiências e limitações sobretudo a não utilização de métodos atuais que visam o aluno como o protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Os fatores que estão na base desta constatação são: Carência de formação por parte dos docentes; ausência de normas específicas que regula o trabalho dos supervisores assim como a falta de qualificação destes para desempenharem esta tarefa.

Palavras – Chave: Supervisão; Professores; Supervisores; Práticas.

Biografia do Autor

António Zinga , Universidade Katyavala Bwila (Angola)

Professor Associado do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila (Angola) e Coordenador do Curso de Agregação Pedagógica para profissionalização dos professores.

Santos Candeeiro Germano , Universidade Katyavala Bwila (Angola)

Mestrando do Curso de Ensino Primário 2018 a 2020, professor no ensino geral e docente por contrato no Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwila (Angola).

Downloads

Publicado

2020-07-01