A função orientadora da universidade e fatores intervenientes no rendimento acadêmico no ensino superior do Amazonas (Brasil)
Palavras-chave:
função orientadora; ensino superior; ingresso e permanência, Amazonas (Brasil)Resumo
Este texto versa sobre a expansão do ensino superior e a necessidade de se ampliar medidas adequadas aos novos paradigmas face sua implicação quanto ao ingresso e permanência de estudantes que não tinham acesso a esse nível de ensino, avaliou-se a função orientadora da Universidade e suas ações para atender questões específicas, na promoção de mecanismos de inclusão diante as condições desfavoráveis dos estudantes no âmbito social e econômico. Para execução do objetivo proposto utilizamo-nos dos dados empíricos de pesquisas realizada no Laboratório de Avaliação Psicopedagógica, Educacional, Histórico Cultural e Social de Amazônia - LAPESAM, em relatórios do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e dissertação de mestrado (GALDINO, 2013) e em autores que embasam a temática. Foi possível compreender em síntese que a função Orientadora da Universidade em seus aspectos gerais está institucionalizada, estas ações são recebidas pelos estudantes por parte dos docentes, dos coordenadores de curso, chefes de departamentos. As informações que se depreendem da oferta destas ações são importantes, pois mostram os fatores intervenientes que as originam e assumem papel relevante na vida acadêmica.