GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO DIALÓGICO SOBRE DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DE CIDADANIA
ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Palavras-chave:
Gamificação, Metodologia Ativa, Direitos Humanos, Práticas grupais, Desenvolvimento humanoResumo
Processos de produção de conhecimento em espaços coletivos envolve o campo da experimentação e da vivência e a construção de espaços de prática educativa-reflexiva. A questão que orienta este estudo é como aprender e cuidar, orientados pelos direitos humanos, através de práticas grupais? Deste enquadre, pretende-se debater sobre a gamificação como ferramenta de mediação, metodologia ativa, valor pedagógico e recurso de cuidado ético de si. Referenciados nos estudos socioculturais destaca-se a centralidade dos processos de produção de significados, mediadas pelas experiências eu-outro cotidianas. A pesquisa bibliográfica é utilizada como referência para coletar dados na revisão da literatura. A gamificação atua na dinâmica do processo de aprendizagem em Direitos Humanos, em práticas grupais e espaços coletivos e, embora carece de mais estudos, apresenta-se como recurso de dialogicidade na expansão da consciência quanto às condições que ampliam e/ou subtraem a dignidade humana, em desenvolvimento de engenhosidades e criticidade, orientada à ação transformadora. Verifica-se assim, a relevância social do jogo na produção de subsídios para a potencialização do debate, a implantação de políticas públicas e a comunidade em geral.