EDUCACIÓN Y DESARROLLO HUMANO: EL DEBATE SOBRE LAS COMPETENCIAS

Autores

  • Gloria Fariñas León Universidad De La Habana
  • Yissel Quintosa Puebla Universidad de La Habana, Cuba

Resumo

Este artigo tem como objetivo esclarecer critérios para a escolha do modelo de educação que melhor favoreça o desempenho de alunos e professores, principalmente estudantes universitários, embora também possa ser válido para outros níveis de escolaridade que constituem o preâmbulo do ensino superior.

      O leitor encontrará nele, uma análise comparativa entre duas abordagens, uma destinada a fracionar a concepção do aluno a fim de simplificar a aprendizagem e, consequentemente, as ferramentas metodológicas a serem utilizados para alcançá-lo. A eficiência do ensino-aprendizagem é o valor que rege todo esse processo, ao qual outros valores estão subordinados; enquanto na outra alternativa, há uma abordagem complexa para o mesmo, ao mesmo tempo que recursos metodológicos para aproximar a educação e a aprendizagem do desenvolvimento integral da personalidade, esse é o valor. Discute-se a base científica de cada uma dessas posições; também sobre as implicações socioculturais de ambos. O texto faz perguntas e propõe certas considerações, mas é o professor e o gestor que têm a palavra final.

     Tanto o professor que vê a educação quanto um recurso básico da cultura e como enraizar culturalmente o aluno, emancipando suas atitudes para a realidade, quanto aquele que a percebe como uma técnica a ser implementada na formação do aluno para sua profissionalização; encontrarán pontos de partida para refletir sobre seu ensino. Um exemplo é definido em ilustrar uma forma de abordar a solução dos problemas básicos da educação.

Palavras-chave: educação; aprendizagem; desenvolvimento humano; análise alternativa.

Biografia do Autor

Gloria Fariñas León, Universidad De La Habana

Facultad de Psicología - Universidad de La Habana, Cuba

Yissel Quintosa Puebla , Universidad de La Habana, Cuba

Facultad de Psicología - Universidad de La Habana, Cuba

Publicado

2021-07-01