EXPERIENCIANDO O BULLYING: POSSIBILIDADES DE AUTO RECONHECIMENTO DO SER-SI-MESMO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

著者

要旨

O bullying é hoje, sem dúvida, um dos temas mais discutidos em todo o mundo, o que desperta crescente interesse nas diversas ciências e esferas sociais. Em meio às discussões, o que é natural, surge uma infinidade de opiniões, ideias, sugestões, estudos, publicações etc., que tentam explicar o fenômeno e os motivos que leva um indivíduo ou grupo a agir de forma deliberada e, muitas vezes, tão cruel..Foram realizadas 4 Oficinas de Dinâmicas de Grupo relacionadas ao Bullying com 20 escolares de turmas do Ensino Fundamental em instituição escolar em Manaus. A descrição das oficinas considerou os parâmetros do método fenomenológico de pesquisa e a análise foi a partir do referencial teórico de Martin Heidegger. Vários sentimentos e experiências foram trazidos pelos alunos caracterizando a dor e o sofrimento experienciados em situações de Bullying, na escola e fora dela. Conclui-se que as escolas precisam adquirir mais conhecimento sobre o assunto pois, o modelo do mundo exterior é reproduzido nas escolas, fazendo com que essas instituições deixem de ser ambientes seguros, modulados pela disciplina, amizade e cooperação, e se transformem em espaços onde há violência, sofrimento e medo.

 

Palavras-chave: Bullying; Escolares; Dinâmicas de Grupo; Fenomenologia.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2020-07-01