APRENDIZAGEM MÓVEL: O USO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA COMO RECURSO EDUCACIONAL
要旨
Este trabalho teve como objetivo investigar os limites e as possibilidades dos smartphones na perspectiva educacional, no intuito de identificar os principais desafios envolvendo sua integração as práticas pedagógicas. A metodologia utilizada para sua elaboração foi uma revisão integrativa junto ao Portal de periódicos da Capes (2019), utilizando o descritor “Smartphone e Educação”, resultando em 129 artigos. Após a realização de uma lista de critérios de refinamento, dentre eles o período de 2016 a 2018, revisão por pares, além do idioma português, sobraram 29, que tiveram seus resumos lidos e ainda foram eliminados aqueles que não estavam diretamente relacionados com o uso dos dispositivos na escola, dos quais geraram uma amostra de 09 artigos que foram analisados. Os resultados acerca do uso das tecnologias móveis e sua integração na educação escolar mostraram: i) ações pontuais de experiências em disciplinas de História, Matemática e Língua Inglesa; ii) a necessidade de um maior aprofundamento nas pesquisas referentes a utilização das tecnologias móveis nas práticas pedagógicas; iii) urgência na formação inicial e continuada dos professores da educação básica; e iv) os desafios enfrentados pelos professores na atuação de seu trabalho no uso das TICs. Foi possível observar a escassez de pesquisas sobre as tecnologias móveis bem como algumas tentativas de trabalhar a colaboração com o apoio dispositivos móveis, no entanto ficou evidenciada a importância do planejamento para o sucesso de sua aplicação.
Palavras-chave: Educação. Tecnologias móveis. Aprendizagem móvel. Smartphone.