Celebrando a alegria de 12 anos divulgando avanços científicos em psicologia e educação
要旨
Iniciamos o ano de 2019 publicando o volume XXIII da Revista Amazônica, celebrando a alegria de 12 anos de existência em cujos volumes centenas de artigos registram o trabalho dedicado e rigoroso de pesquisadores que nos honram com os frutos de suas pesquisas.
Neste volume contamos com 21 artigos inéditos: tecnologia, competências e sucesso empresarial: um estudo empírico e síntese teórica; Legislação, valores societais e estupro de vulnerável: um estudo das percepções e valores de 319 adultos na região metropolitana do recife; O método introspeccionista e a investigação da consciência fenomenal: algumas considerações; Autoconsciência e bullying escolar em agressores e vítimas; Religião e trabalho: reflexões sobre a influência da experiência religiosa no contexto organizacional; Funções executivas e matemática: explorando as relações; A produção de sentidos sobre a sexualidade por uma jovem com paraplegia congênita; Os sentidos de lazer e corporeidade na experiência do espaço cibernético; Kierkegaard vai ao cinema: breve análise fenomenológica-existencial do filme “ida”; A atuação de psicólogos de instituições federais de educação superior de minas gerais: um estudo descritivo; A formação médica humanizada interior da amazônia; Os benefícios do bilinguismo para o desenvolvimento cognitivo infantil em crianças de dois a seis anos; A importância do brincar na educação infantil sob a óptica docente; Bateria de provas de raciocínio (bpr-5): avaliação das qualidades psicométricas em adolescentes do nordeste; Autogratidão e autoconsciência: notas introdutórias ao estudo do conceito de gratidão autodirigida; Sistema penal e violência – uma visão foucaultiana; Avaliação da compreensão leitora de estudantes universitários: Recurso a uma prova de cloze; Conciencia: Cuando la personalidad y la inteligencia convergen, Humildade e esperança, como fatores protetores da resiliência na praxis humana? La superación de la concepción y práctica tradicional del rendimiento escolar desde la perspectiva del desarrollo en Vigotsky; Saúde psíquica, resiliência e bem-estar do trabalhador: intervenção com profissionais da educação & Os sentidos na relação professor-aluno e sua influência no processo educacional em uma faculdade pública à luz da fenomenologia
Registramos sincero e profundo agradecimento aos pesquisadores do Brasil, Portual, Espanha e México que, com destaque, nos honram com a oportunidade de contribuir com a divulgação dos resultados de suas rigorosoas pesquisas.
Desejamos que o conjunto de conhecimentos aportados pela Revista AMAzônica nos seus 12 anos de existência sejam úteis a lideranças científicas e sociais das áreas, interessadas nas temáticas publicadas, contribuindo para realização de novos estudos e pesquisas para o avanço científico desses domínios das Ciências Humanas e Sociais.
Verão Amazônico 2019.
Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
Diretora da Revista Amazônica
Antonio Roazzi
Co-organizador do Volume