EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO: A PIRÂMIDE ALIMENTAR COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA

著者

  • Larissa De Souza Saldanha Universidade Federal do Amazonas - Campus Alto Solimões Benjamin Constant
  • Lisandra Vieira Rosas Vieira Rosas Universidade Federal do Amazonas - Campus Alto Solimões Benjamin Constant
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Tales Vinícius Marinho De Araújo Universidade Federal do Amazonas - Campus Alto Solimões Benjamin Constant
  • João Paulo Montalvão Silva Universidade Federal do Amazonas - Campus Alto Solimões Benjamin Constant

##semicolon##

Ensino##common.commaListSeparator## Estágio##common.commaListSeparator## Plano escolar

要旨

O presente trabalho é resultado de um projeto de intervenção realizado nas disciplinas de estágio II e III, no qual apresenta situações observadas no cotidiano escolar de alunos e docentes, da área educacional. A escola em estudo foi de ensino médio, rede estadual do município de Atalaia do Norte, com duração de trinta horas. Teve como objetivo geral proporcionar ao acadêmico o conhecimento da realidade escolar e do planejamento das atividades no ensino de Biologia e Química na sala de aula no ensino médio no município de Atalaia do Norte–Am. Antes de se olhar para o aluno se deve olhar o papel de professor na sociedade em si, que é vista como uma profissão simples, mas, apesar de outros olharem este ofício como algo não muito rentável, muitos se dedicam e aprendem que uma das profissões mais importantes é a de ser mediador de conhecimento, é der ser professor, na qual ele pode se envolver com aluno de tal maneira e modo com que a pessoa se torne algo promissor futuramente. A etapa de intervenção do Estágio Supervisionado de Ensino III, foi realizado na escola pública Pio Veiga, pertencente à rede Estadual de Ensino, localizada no Município de Atalaia do Norte – AM, com duração de 10 horas de intervenção em sala de aula. Este trabalho apresenta uma síntese das principais contribuições da disciplina de Estágio Supervisionado III, no sentido de permitir a atuação da acadêmica no ambiente escolar, atentar às relações de professor-aluno, o processo de ensino-aprendizagem que ocorrem durante as aulas, suas consequências de aperfeiçoar a motivação dos alunos e consequentemente o aprendizado e algumas variáveis que podem interferir nesse processo. A postura do professor quanto ao seu planejamento e avaliação, à sua criatividade, sensibilidade e dedicação.


Palavras Chaves: Ensino, Estágio, Plano escolar.


ABSTRACT: The present work is the result of an intervention project carried out in stages II and III, in which it presents situations observed in the daily school life of students and teachers in the educational area. The school in study was of high school, state network of the municipality of Atalaia do Norte, with duration of thirty hours. Its general objective was to provide the academic with the knowledge of the school reality and the planning of activities in the teaching of Biology and Chemistry in the classroom in high school in the municipality of Atalaia do Norte-Am. Before looking at the student one should look at the role of teacher in the society itself, which is seen as a simple profession, but although others look at this profession as something not very profitable, many dedicate themselves and learn that one of the professions most important is to be a mediator of knowledge, to be a teacher, in which he can engage with a student in such a way and in a way that the person becomes something promising in the future. The intervention stage of the Supervised Teaching Stage III was carried out at the public school Pio Veiga, belonging to the State Teaching Network, located in the Municipality of Atalaia do Norte - AM, with a duration of 10 hours of intervention in the classroom. This work presents a synthesis of the main contributions of the Supervised Internship III, in order to allow the academic activity in the school environment, to pay attention to teacher-student relationships, the teaching-learning process that occurs during classes, its consequences improve student motivation and consequently learning and some variables that may interfere with this process. The teacher's attitude to his planning and evaluation, to his creativity, sensitivity and dedication.
Key words: Teaching, Internship, School plan.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2018-12-21

巻号

セクション

Artigos