O ALUNO UNIVERSITÁRIO E A PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS
PERCEÇÕES SOBRE A PRÁTICA DE VOLUNTARIADO
要旨
O ensino superior deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de
competências profissionais e o desenvolvimento de competências transversais, ambas
valorizadas pelo atual mercado de trabalho. O voluntariado afigura-se como uma prática
potenciadora do desenvolvimento destas competências, pelo que algumas universidades
têm incentivado os seus alunos a uma participação social mais ativa em áreas diversas.
Neste trabalho procuramos perceber a importância da prática de voluntariado no ensino
superior para a formação profissional, desenvolvimento pessoal e atitude dos alunos
face à pessoa com necessidades especiais. Participaram no estudo 2 estudantes
universitários (1 homem e 1 mulher), voluntários numa associação dedicada às
perturbações do desenvolvimento. Os dados foram recolhidos através de entrevista
semiestruturada e organizados com recurso a análise de conteúdo. Os resultados
sugerem que a prática de voluntariado representa ganhos para o voluntário e para a
população com necessidades especiais, bem como coloca desafios associados ao
desempenho. Além disso, revelam a presença de motivação intrínseca e extrínseca para
o início e continuação dessa atividade e traduzem o potencial desta prática na promoção
da inclusão. Estes dados são discutidos e apresentam-se algumas considerações que
podem servir como ponto de partida para investigações futuras.