TRABALHO COLABORATIVO TRANSDISCIPLINAR NO APOIO À INCLUSÃO

UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

著者

  • Sara Barros Araújo Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP)
  • Júlia Oliveira Formosinho Universidade Católica Portuguesa

##semicolon##

Inclusão##common.commaListSeparator## colaboração##common.commaListSeparator## transdisciplinaridade##common.commaListSeparator## Educação de Infância

要旨

O presente artigo dedica-se à descrição e análise de um estudo de caso de inclusão de uma criança com incapacidade e outras características idiossincráticas com forte potencial de risco, numa sala
de Educação de Infância. Parte, do ponto de vista teórico e metodológico, da assunção do trabalho
colaborativo transdisciplinar como sustentáculo do processo de inclusão. Após descrição do processo de intervenção, com realce para a organização e preparação da equipa, intervenção ao nível da integração social, desenvolvimento da linguagem, autonomia e iniciativa da criança, destacam-se os efeitos da intervenção nos seus processos de aprendizagem e desenvolvimento. Sublinham-se as vantagens de uma abordagem colaborativa transdisciplinar no apoio à inclusão, enquanto base para uma intervenção integrada, plurifacetada e ecologicamente sustentada.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2016-12-03