ESTRESSE OCUPACIONAL

PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

著者

  • Mussa Abacar Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Antonio Roazzi
  • José Maurício Haas Buen Universidade Pedagógica de Moçambique

##semicolon##

Estresse##common.commaListSeparator## Classificação livre##common.commaListSeparator## Qualidade de vida##common.commaListSeparator## Engajamento##common.commaListSeparator## Bem-estar##common.commaListSeparator## Teoria das Faceta

要旨

O objetivo deste foi investigar, através de técnica de classificação livre, a organização
estrutural da representação social do conceito de “estresse” e como a variável
nacionalidade está associada a essa organização estrutural, bem como obter
entendimento sobre as fontes e consequências de estresse no trabalho docente, a partir
da concepção dos professores moçambicanos e brasileiros do ensino básico. Setenta e
dois professores do ensino básico participaram do estudo, sendo 36 moçambicanos e 36
brasileiros. Os dados foram coletados através da técnica de associação livre, com base
em um roteiro de entrevista semiestruturada com perguntas abertas. Os resultados
indicam que o ambiente laboral dos professores é marcado por múltiplos contextos de
estresse, que afetam a saúde e o bem-estar dos profissionais e sua organização de
trabalho, e que, tornando-se crônicos, podem conduzir o aparecimento da síndrome de
burnout.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2017-06-20

巻号

セクション

Artigos