RELAÇÕES ESTRUTURANTES DA FORMAÇÃO DOCENTE: ENSAIO TEÓRICO SOBRE A DIDÁTICA

著者

##semicolon##

Didática Histórico-Crítica. Formação docente. Ensino-Aprendizagem.

要旨

Este ensaio teórico é o primeiro movimento de uma pesquisa em andamento. Trata de esclarecimentos iniciais sobre o objeto de estudo proposto pelo projeto “A didática e sua rede de relações estruturantes para a formação docente”.  A opção teórica é a Didática Histórico-Crítica (DHC) e a orientação metodológica é a pesquisa qualitativa. Sendo assim, antes do levantamento de dados da pesquisa, consideramos necessária uma produção introdutória sobre os binômios ensino-aprendizagem, teoria-prática, conteúdo-forma, objetivo-avaliação, professor-aluno, que configuram as relações estruturantes da formação docente. Numa síntese provisória concluímos que na Didática Histórico-Critica, a relação ensino-aprendizagem é dialética, a atuação do professor é de liderança, considera os conhecimentos prévios dos estudantes (a prática social) como ponto de partida. A teoria e a prática vão se fundindo em que a primeira (a teoria) instrumentaliza o olhar e a segunda (a prática) decodifica a teoria que a sustenta. O conteúdo orienta o método de ensino, mas eles (os métodos) evoluem, modificam-se ou são ressignificados. A avaliação valida ou não os objetivos planejados, mas principalmente, reorienta a ação de planejar. Finalmente, a relação professor-aluno, pautada pelo desejo de conhecer é multireferenciada pela psicologia, antropologia, sociologia, filosofia e didática. Considera as individualidades, mas também a coletividade dos sujeitos envolvidos na tarefa educativa.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará. Pesquisadora da área da Educação, com ênfase nos temas Formação de Professores, Currículo e Didática. E-mail: ferreira-mv@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9127-8555

##submission.downloads##

出版済

2025-11-28

巻号

セクション

Artigos