Personalidade criativa

Do conceito a testemunhos de profissionais criativos

著者

##semicolon##

criatividade; personalidade criativa; educação

要旨

A criatividade é um conceito assumido como imprescindível para indivíduos reconhecidamente inovadores e para a população em geral. A atualidade desafia uma resolução criativa dos problemas nos mais variados contextos, incluindo o da Educação. Uma das dimensões que constitui e prediz a criatividade é um conjunto de características constituintes da personalidade criativa. Conhecer, identificar e promover tais características tornam-se então orientações relevantes no quotidiano educativo. Neste artigo, além de ser apresentado um tecido de fundamentação teórica ao conceito de personalidade criativa, são especificadas as características mais consensuais que o constituem e estas são ilustradas e operacionalizadas a partir de expressões ou frases referidas por profissionais portugueses reconhecidamente criativos. Discute-se ainda a importância da avaliação dessas características nos indivíduos em geral e do seu desenvolvimento intencional em contextos, formais ou não formais da Educação. Alguns exemplos de instrumentos de avaliação e de sugestões para promoção da personalidade criativa servem assim de ponte entre testemunhos da alta criatividade e a criatividade quotidiana.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

 

Instituto de Educação – Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) Email: famorais@ie.uminho.pt ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8180-6687 https://www.cienciavitae.pt/1910-E007-EC8C

##submission.downloads##

出版済

2025-06-26

巻号

セクション

Artigos