Uma Investigação das Relações entre Atribuições Causais e Hábitos de Estudo entre Estudantes do Ensino Superior

著者

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Hábitos de estudo##common.commaListSeparator## Atribuições causais##common.commaListSeparator## Rendimento acadêmico##common.commaListSeparator## Ensino Superior

要旨

Este trabalho objetiva analisar como as atribuições causais para resultados acadêmicos influenciam os hábitos de estudo de estudantes do ensino superior. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa descritiva, correlacional e de cunho transversal. Participaram do estudo 629 estudantes universitários (graduação e pós-graduação), de 168 cursos e 92 instituições de ensino superior. A amostra contemplou estudantes provenientes de todas as 27 unidades federativas do Brasil e de outros países. Os dados foram coletados por meio de duas escalas do tipo Likert, sendo analisados de acordo com procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam que as atribuições causais mais adaptativas de bom desempenho acadêmico (internas, instáveis e controláveis) relacionam-se aos melhores resultados de hábitos de estudo e de desempenho acadêmico geral; resultado não verificado para atribuições de fraco desempenho. Conclui-se que diferentes estilos atribucionais, referentes tanto ao bom quanto ao fraco desempenho, impactam diferencialmente os hábitos de estudo e o desempenho acadêmico geral de estudantes do ensino superior

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Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em licenciatura plena em matemática e mestrado em ensino de ciências e matemática, ambos pela UFAM. É integrante do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em Educação, Psicopedagogia e Psicologia Escolar. Atualmente, é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) e da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC-AM). E-mail: jersoncobain@gmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9812-5009. Brasil. 

 

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Doutora em diagnóstico e avaliação educativa/psicopedagogia pela Universidade da Coruña, Espanha (2004). Possui graduação em pedagogia pela UNIR. Atuou como professora da Educação Básica (1981-2006). Atualmente, é professora Titular da UFAM, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus do Vale do Rio Madeira, Humaitá, graduação e pós-graduação (PPGE-UFAM e PPGECH-UFAM). E-mail: suelyanm@ufam.edu.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0545-5712. Brasil.

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出版済

2025-01-02