Habilidades Sociais no Ensino Superior:

Evidências em Estudantes Universitários Neurodivergentes e Neurotípicos

著者

##semicolon##

Ensino Superior##common.commaListSeparator## Neurodiversidade##common.commaListSeparator## Inventário de Habilidades Sociais##common.commaListSeparator## TDAH

要旨

O estudo avaliou diferenças nas habilidades sociais de universitários neurodivergentes (com TDAH e/ou TEA) e neurotípicos. A amostra incluiu 120 estudantes divididos igualmente entre os grupos, com média de idade de 19,90 anos. Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS-2), medindo cinco fatores como conversação assertiva, abordagem afetivo-sexual, expressão de sentimento positivo, autocontrole/enfrentamento e desenvoltura social. Estudantes neurodivergentes apresentaram escores significativamente mais baixos em comunicação assertiva, enquanto as demais dimensões não apresentaram diferenças significativas. Os resultados indicam que estratégias de compensação podem mitigar disparidades, mascarando diferenças em outras habilidades sociais. Apesar disso, déficits específicos destacam a necessidade de intervenções inclusivas focadas em comunicação e adaptação social. Tais resultados têm implicações para políticas educacionais inclusivas e estratégias institucionais voltadas à adaptação e sucesso acadêmico. Futuros estudos devem explorar intervenções adaptadas e contextos culturais para ampliar o suporte a esses estudantes.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

MSc., in Cognitive Psychology, Federal University of Pernambuco (UFPE

https://orcid.org/0009-0009-3671-0761

E-mail: kleyton.jose@ufpe.br   

##submission.authorWithAffiliation##

##submission.authorWithAffiliation##

PhD in Cognitive Psychology from the Federal University of Pernambuco (UFPE).

Master in Neuroscience from the Federal University of Santa Catarina (UFSC).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4031-4288

E-mail: rjspes@yahoo.com.br

##submission.authorWithAffiliation##

PhD in Cognitive Psychology from the Federal University of Pernambuco (UFPE).

Coordinator of the Laboratory of Studies of Self-Awareness, Consciousness, High-Order Cognition and Self (LACCOS).

E-mail: alexsandro.mnascimento@ufpe.br.

 

##submission.downloads##

出版済

2025-01-02