Dinâmicas grupais com estudantes do ensino fundamental a partir do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental

著者

##semicolon##

Dinâmicas grupais##common.commaListSeparator## Saúde mental##common.commaListSeparator## Formação docente##common.commaListSeparator## Psicologia da educação.

要旨

O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência sobre a vivência de estudantes de Pedagogia vinculados ao Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental da Universidade Estadual do Ceará no primeiro semestre de 2024. A saúde mental não apenas impacta as habilidades cognitivas dos indivíduos, mas também o desenvolvimento do ser de forma integral, proporcionando equilíbrio entre os variados aspectos da vida. A mediação de processos grupais mostra-se relevante para a formação de professores, tendo em vista que os capacita a lidar com as complexas dinâmicas existentes no contexto escolar. Metodologicamente, trata-se de um relato de experiência em que se discute ações desenvolvidas na área de Psicologia da Educação em uma escola pública de ensino fundamental na cidade de Iguatu-CE por meio de oficinas e dinâmicas grupais com estudantes de 6° a 9° anos realizados em duas etapas. A primeira etapa objetivou o estabelecimento de vínculo e a segunda etapa foi desenvolvida a partir de dinâmicas grupais planejadas de acordo com cada série. Os temas geradores foram: cultura escolar; a relação entre pares; inclusão e relações interpessoais; comunicação não violenta, dentre outros temas relacionados. Portanto, as dinâmicas grupais têm se tornado uma ferramenta importante para o trabalho pedagógico na escola, abordando temáticas relevantes para a promoção da comunicação da inclusão e do respeito nas relações sociais. O exercício de facilitação de dinâmicas grupais contextualizadas, sensíveis e implicadas nos tensionamentos do chão da escola contribuem para a formação docente no campo da identidade docente quanto à apropriação de temas interdisciplinares.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenador do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: tadeu.lucas@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894

 

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: leandro.rodrigues@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0066-0404

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: leandro.rodrigues@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0009-0003-0066-0404  

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membra do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (IC/UECE). E-mail: jaylene.souza@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0009-0003-9247-0180

 

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro bolsista do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: ismael.rosal@aluno.uece.br ORCID: https://orcid.org/0009-0004-2881-197X

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membra do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: anabeatriz.bezeera@aluno.uece.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0004-3397-305X 

 

##submission.downloads##

出版済

2025-01-02