Psicologia Escolar no Ceará:

levantamento da inserção profissional de psicólogas/os na rede pública de educação básica

著者

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Psicologia Escolar##common.commaListSeparator## Políticas Públicas##common.commaListSeparator## Educação Básica##common.commaListSeparator## Ceará##common.commaListSeparator## Lei 13.935/2019

要旨

Este artigo pretende discutir dados obtidos nos portais da transparência municipal e estadual sobre psicólogas(os) vinculadas(os) à Educação básica no Ceará. Os dados foram coletados no âmbito da pesquisa multicêntrica "Atuação de psicólogos escolares e educacionais na América Latina: concepções, desafios e inovações nas políticas públicas de educação básica", coordenada pela professora Marilene Proença Rebello de Souza. A pesquisa visa analisar os impactos da Lei Federal nº 13.935/2019 para a atuação dos psicólogos escolares. A coleta de dados no Ceará contou com equipe de pesquisa composta por coordenadores de três universidades públicas cearenses, além de estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais e bolsistas, com apoio financeiro da FUNCAP. O levantamento foi realizado entre setembro e novembro de 2023, acessando os portais de transparência das prefeituras municipais e da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Os dados foram organizados em planilhas e gráficos. A análise considerou as legislações pertinentes, censos da área e pesquisas sobre a inserção e atuação de psicólogos na educação, com uma abordagem crítica. Identificaram-se 223 psicólogas(os), vinculadas(os) à Educação, em 71 dos 184 municípios cearenses e 43 psicólogas(os) na Secretaria de Educação estadual. Em torno da razão número de matrículas por número de profissionais, apenas um município tem mais de 2 psicólogas(os) por mil matrículas. Na esfera estadual, a proporção é de aproximadamente 0,11 psicólogas(os) por mil matrículas. O mapeamento permitiu uma fotografia inicial da inserção dos psicólogos na educação, orientando as próximas etapas da pesquisa.

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Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Pesquisa de Apoio Técnico (BAT) da FUNCAP. E-mail: larathayse10@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3751-9765 

 

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Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Pesquisa de Apoio Técnico (BAT) da FUNCAP. E-mail: vitorbdmelo@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0003-3866-2341

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Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: ericaatem@ufc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4341-8138 

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Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral. E-mail: pablo.pinheiro@ufc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9289-845X 

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Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Coordenador do Projeto de Extensão Artesanias Escolares e Saúde Mental. E-mail: tadeu.lucas@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894 

 

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Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Produtividade do CNPQ. Coordenadora do Projeto de Extensão É da Nossa Escola que Falamos. E-mail: luciana.miranda@ufc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7838-8098

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出版済

2025-01-02