“A gente não é igual ao que a gente era em março de 2020”:

a atuação em psicologia escolar e educacional no Instituto Federal de Alagoas na pandemia de COVID-19

著者

##semicolon##

Psicologia escolar##common.commaListSeparator## Pandemia de COVID-19##common.commaListSeparator## Assistência estudantil##common.commaListSeparator## Instituto Federal##common.commaListSeparator## Psicologia histórico-cultural

要旨

Esse artigo é um relato de pesquisa que objetivou conhecer as perspectivas de atuação profissional da Psicologia Escolar, abordando as vivências durante a pandemia de COVID-19, especificamente no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O estudo foi embasado na Psicologia Histórico-Cultural proposta por Vygotsky, realizado com 8 profissionais da Psicologia da Assistência Estudantil dos diversos campi do IFAL, e sua abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, a qual, através da entrevista semiestruturada, possibilitou o ponto de vista das/os participantes, que foram analisados através da análise de conteúdo. Pôde-se compreender os contextos em que as/os psicólogas/os estavam inseridas/os. A atuação de cada uma/um apresenta semelhanças e distinções entre elas/es durante o ensino remoto. Compreendeu-se que as atividades realizadas durante o ensino remoto estiveram baseadas na Política de Assistência Estudantil do IFAL, com adaptações. Sempre existiram desafios na prática das/os psicólogas/os entrevistadas/os. Porém, a pandemia exigiu uma reinvenção da atuação e elas/es atuaram conforme suas condições pessoais e profissionais. Pôde-se observar também que as demandas foram agravadas em quantidade e em intensidade, requisitando ainda mais as/os psicólogas/os, exigindo um olhar atento à saúde delas/es. Além disso, foi compreendido que o trabalho em equipe na Assistência Estudantil e no Grupo de Psicologia do IFAL é essencial para a atuação de cada profissional e para a instituição no geral.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. E-mail: psivanessatenorio@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5913-9822

E-mail: millena.torres@outlook.com

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios. E-mail: ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4695-5011

##submission.authorWithAffiliation##

Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no Curso de Psicologia, Campus Arapiraca, na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios; e docente do Programa de Pós-Graduação (PPGP) em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. E-mail: cesarholanda@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9516-7035

 

##submission.downloads##

出版済

2025-01-02