Experiências sobre o ensino da escrita cursiva para pessoas cegas em Santarém-PA

著者

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Escrita cursiva##common.commaListSeparator## Autonomia##common.commaListSeparator## Pessoa cega##common.commaListSeparator## Assinatura

要旨

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido através de oficina prática, com duas pessoas cegas, estudantes da rede pública de ensino, atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado das escolas a qual estão matriculados, residentes em Santarém. O objetivo do trabalho foi desenvolver e estimular a escrita cursiva dos participantes da oficina, visando sua afirmação de pessoa cidadã alfabetizada diante da sociedade. Participaram da oficina, 02 jovens, homem e mulher, com idades entre 20 e 25 anos. A oficina foi realizada em três dias no mês de junho de 2022, na sede da Associação Santarena para Inclusão das Pessoas Cegas e com Baixa Visão (ASSIC). Durante a realização da oficina, foram levantadas as principais dificuldades que os jovens tinham sobre como aprender a escrita cursiva para conseguir obter uma assinatura legível em seus documentos de identificação e demais ocasiões que possam exigir-lhes uma assinatura, sendo esclarecidas no decorrer da oficina, conforme iam avançando a prática. Foram criados materiais didáticos acessíveis, utilizando o método de alto relevo para que, de forma sensorial, pudessem se familiarizar com os tipos de traçados de linhas e formas geométricas e, consequentemente, com as letras do alfabeto em suas diversas formas, criando um mapa mental, para assim iniciar o processo de escrita cursiva. Para cada participante, foi elaborado um caderno de treinamento que foi utilizado durante a oficina, presencialmente, e nas atividades assíncronas. Ao final da oficina os alunos grafaram suas assinaturas em escrita cursiva com êxito. Os resultados desta pesquisa nos mostraram a necessidade de fomentar nas instituições que trabalham com educação especial no município de Santarém, projetos de ensino na perspectiva da inclusão, autonomia e reabilitação das pessoas cegas na sociedade.

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##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

E-mail: marlene.caroline95@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0009-0005-4104-7950

País: Brasil

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Graduada em Licenciatura em Pedagogia, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

E-mail: tais.sousa.stm@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0009-0005-2863-8625

País: Brasil

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Doutor em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado em Pedagogia, Educação Especial e Letras-Libras. Professor de Libras no Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Ufopa. Líder adjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Surdos (GEPES), da Ufopa.

Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

E-mail: : hector.calixto@ufopa.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4227-6625

País: Brasil

出版済

2023-12-31