A perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty em Arteterapia e transtornos mentais

uma revisão de literatura

著者

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Transtornos mentais##common.commaListSeparator## arte e psicologia##common.commaListSeparator## corporeidade##common.commaListSeparator## fenomenologia

要旨

Trabalhar arteterapia junto aos cuidados com pacientes com transtornos mentais surge como uma possibilidade diferente do que se perpetuou pelos séculos como o isolamento, medicalização e terapias voltadas apenas para mudar ou adequar o comportamento do sujeito, utilizar da arte pode promover a compreensão deste sujeito em sua forma de ser e expressar-se a partir do potencial artístico, com isso, o presente artigo objetivou explorar os benefícios da arte como recurso terapêutico no tratamento de pacientes com transtornos mentais. Essa prática consiste no manuseio das habilidades, dos sentimentos, emoção, sensação, percepção, atenção, pensamentos e de todo processo cognitivo, visando manifestar os conteúdos não refletidos ou invisíveis aos demais por meio do processo criativo, por meio das mais diversas formas de expressão, como dramatização, dança, teatro, pintura, desenho, modelagem, etc. Diante disso, a presente pesquisa bibliográfica, pôde mesclar arte e a psicologia, a partir do viés fenomenológico-existencial, com a fundamentação na perspectiva de Merleau-Ponty, para abarcar as percepções, do encontro entre as manifestações e influencias do mundo interno para com o externo diante dos movimentos do ec-xistir, das transformações do ser-no-mundo.

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Graduada em Arte educação pela Universidade Federal do Amazonas, com habilitação em Desenho. Formanda em Psicologia pela Universidade Nilton Lins. Email: peixotosadiana@gmail.com Orcid: Orcid: https://orcid.org/0009-0008-8696-4442

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Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM.  Especialista em Psicologia Clínica de Base Fenomenológica pelo Instituto de Ensino Vision.  Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).  Bacharela e Psicologia pela UFAM. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP).  Professora do curso de Psicologia da Universidade Nilton Lins (Manaus-AM). Preceptora em Psicologia na Pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Estratégia de Saúde da Família (UEA/ESAP). Coordenadora Adjunta da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Supervisora no Projeto   de   Extensão   Plantão   Psicológico   em   escolas   do   sistema público de ensino em Manaus.  E-mail: janedasilvapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-8518

 

 

出版済

2023-12-31