Consumidor consciente? Um estudo empírico sobre as variáveis comportamentais dos compradores de brechós recifenses
##semicolon##
Brechó##common.commaListSeparator## comportamento do consumidor##common.commaListSeparator## produtos verdes##common.commaListSeparator## sustentabilidade要旨
Os consumidores têm se preocupado com as questões ambientais, principalmente com o impacto que seus hábitos de consumo causam ao meio ambiente. Nesse contexto, os brechós se destacam como uma alternativa de consumo consciente e sustentabilidade. Com o objetivo de reduzir os níveis de consumo, é importante identificar e projetar influências para mudar a forma como as pessoas usam e consomem os produtos. Portanto, sob a ótica das principais teorias do comportamento do consumidor, esta pesquisa teve como objetivo analisar as variáveis comportamentais inerentes ao processo de compra em brechós. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório quantitativo que verificou as variáveis comportamentais inerentes ao processo de compra em brechós de Recife/PE e descreveu a influência que cada variável comportamental exerce no comportamento de compra de produtos em brechós. A pesquisa ocorreu de forma remota, na qual 119 consumidores de produtos vendidos em brechós, na faixa etária acima dos 18 anos, responderam um questionário referente a questões comportamentais de consumo. Os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas e correlacionais. Os resultados encontrados constataram que as principais variáveis que estimulam o comportamento dos consumidores de brechós são: valores, eficácia percebida, benefício percebido, informação/conhecimento e emoções. Este estudo contribui para a literatura e a sociedade ao identificar que essas variáveis estão relacionadas entre si. Demonstra que juntos, eles têm um alto nível de significância para incentivar o consumo de produtos em brechós.