Intervenção Terapêutica nos distúrbios da aprendizagem em crianças

uma análise fenomenológica

著者

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Psicologia fenomenológica##common.commaListSeparator## distúrbios da aprendizagem##common.commaListSeparator## psicopedagogia##common.commaListSeparator## psicologia educacional

要旨

de diálogo entre fenomenologia e as práticas clínicas de intervenção psicoterápica e psicopedagógica com crianças diagnosticadas com transtorno de aprendizagem. Para isso, usou-se da concepção de criança enquanto ser completo, baseando-se nos conceitos de Martin Heidegger. A ideia de infância enquanto classe de idade ligada ao tempo escolar, condiciona esses sujeitos a uma categorização etária no que diz respeito às expectativas de ensino-aprendizagem e a partir disso, os distúrbios são considerados tudo o que foge à regra desse processo. A fenomenologia pode servir como uma base para a atuação profissional, colocando o aprendiz como protagonista de seu próprio aprendizado, em uma busca subjetiva por significado naquilo que aprende. A discussão não se encerra neste ensaio, uma vez que há, ainda, diversas conceituações de autores outros que podem agregar e dar ainda mais sentido a esta.

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Pós-graduanda em Psicopedagogia. Graduada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. E-mail: ewelemsousa@gmail.com Orcid https://orcid.org/0000-0003-4945-3062

 

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出版済

2023-06-29