Intervenção Terapêutica nos distúrbios da aprendizagem em crianças
uma análise fenomenológica
##semicolon##
Psicologia fenomenológica##common.commaListSeparator## distúrbios da aprendizagem##common.commaListSeparator## psicopedagogia##common.commaListSeparator## psicologia educacional要旨
de diálogo entre fenomenologia e as práticas clínicas de intervenção psicoterápica e psicopedagógica com crianças diagnosticadas com transtorno de aprendizagem. Para isso, usou-se da concepção de criança enquanto ser completo, baseando-se nos conceitos de Martin Heidegger. A ideia de infância enquanto classe de idade ligada ao tempo escolar, condiciona esses sujeitos a uma categorização etária no que diz respeito às expectativas de ensino-aprendizagem e a partir disso, os distúrbios são considerados tudo o que foge à regra desse processo. A fenomenologia pode servir como uma base para a atuação profissional, colocando o aprendiz como protagonista de seu próprio aprendizado, em uma busca subjetiva por significado naquilo que aprende. A discussão não se encerra neste ensaio, uma vez que há, ainda, diversas conceituações de autores outros que podem agregar e dar ainda mais sentido a esta.