O DESENHO LIVRE NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Resumen
O desenho livre é uma técnica projetiva para o psicodiagnóstico em que é solicitado a produção gráfica sem um tema específico, ficando assim em aberto e de forma livre o tema do desenho a ser realizado. Essa técnica proporciona a projeção da personalidade sobre o desenho devido à liberdade proporcionada, entrando em cena elementos subconscientes e inconscientes. O objetivo deste estudo consiste em analisar 20 desenhos livres de crianças de ambos os sexos, de quatro a 12 anos em período escolar, devidamente autorizados pelos pais. O Método compreende a análise qualitativa por meio da Técnica do Desenho Livre. Os resultados compreenderam aspectos observados na posição da folha, Localização na página, Qualidades do grafismo, Correções e retoques, Detalhes no uso da cor, Tema - isolamento ou integração, Tema - objetos ou formas desenhadas, Tema - categoria geral. Pode-se observar que os traços expressivos dos desenhos estão dentro do esperado (orientação da folha, localização do desenho, exceto pela pressão no traço), não há correções nem retoques e com o uso bem distribuído e espero das cores. Vale a pena evidenciar que a maioria dos protocolos apresenta um só elemento e abstrações técnicas, que mostram o desenvolvimento e intelectualização, mas não garantem o desenvolvimento cognitivo.
Palavras chave: aprendizagem, alunos de aprendizagem lenta, Rendimento escolar, Interpretação de desenho, Psicologia educacional.