NOVOS AVANÇOS NAS PESQUISA EM EDUCAÇÃO, PSICOPEDAGOGIA E PSICOLOGIA
Palabras clave:
Educação, Psicopedagogia, PsicologiaResumen
Com alegria e entusiasmo registramos a publicação do segundo volume da Revista AMAzônica de 2019. Neste robusto volume com 32 (trinta e dois) artigos inéditos, somos brindados com a generosidade de rigorosos pesquisadores vinculados a diferentes contextos históricos, geográfico e acadêmicos do Brasil, Espanha, Portugal, Moçambique e México que colaboram com a consolidação deste periódico celebrando seus 12 anos de existencia (2008-2019).
Os artigos são intitulados como: TRASTORNOS DEL ESPECTRO AUTISTA Y EDUCACIÓN: HACIA UNA MEJORA DEL DESARROLLO PERCEPTIVO-COGNITIVO, LAS MOTIVACIONES DE LA CAMPAÑA CUBANA DE ALFABETIZACIÓN (1960-1961). GARANTÍA SOCIOEDUCATIVA, TRABAJO PSICOLÓGICO CON ADULTOS MAYORES: EL RETO PARA UNA VEJEZ DIGNA, ANÁLISIS DEL DISCURSO EDUCATIVO EN CLASES DE PRIMER SEMESTRE DE MEDICINA: LA IDENTIDAD PROFESIONAL, TRABAJANDO CON LA PERSONA DEL INVESTIGADOR A TRAVÉS DE UN PROGRAMA DE ENSEÑANZA: UN APORTE AL DESARROLLO HUMANO, APOIO EDUCATIVO AOS ALUNOS COM ALTAS CAPACIDADES: LEGISLAÇÃO NAS PRIMEIRAS DUAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI EM PORTUGAL, INTERESSES PROFISSIONAIS: REVISÃO DE LITERATURA CIENTÍFICA NO BRASIL, PSICOLOGIZAÇÃO ESCOLAR: O LUGAR DA PSICOLOGIA E DA PSICOPEDAGOGIA, EMPREENDEDORISMO CÍVICO: COMPROMISSO COM PROJETOS CÍVICOS E SUA EXECUÇÃO, A PRÁTICA DA LEITURA EM SALA DE AULA COMO AÇÃO PARA ATENUAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, MENSURAÇÃO DE ANSIEDADE E OTIMISMO EM PACIENTES CARDÍACOS, LEGISLAÇÃO AMAZONENSE PARA AVANÇO DOS DIREITOS DAS MULHERES, HOMOSSEXUALIDADE, RELIGIÃO, IGREJAS INCLUSIVAS E A FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY: IMBRICAÇÕES INICIAIS, MEU FILHO DIAGNOSTICADO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO, SOU MÃE E VOU À LUTA: SER- MÃE DIANTE DO AUTISMO, IMPLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO CONTEXTO EDUCACIONAL: (RE)PENSAR E (TRANS)FORMAR A EDUCAÇÃO PARA QUÊ E PARA QUÊM?, A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE VARIADOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR , OS ALUNOS COM FALHAS NA SUBJETIVAÇÃO NO ENSINO REGULAR: UM OLHAR PSICANALÍTICO, INGRESO ECONÓMICO, ÉXITO ACADÉMICO Y SATISFACCIÓN CON LA VIDA EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS- RETOS PARA LA MOVILIDAD SOCIAL, PROGRAMA UNIVERSIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE COMO PROPOSTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE DENTRO DAS UNIVERSIDADES, ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO TREINO DE VISUALIZAÇÃO MENTAL NA EXECUÇÃO DO LIVRE DIRECTO EM ATLETAS SENIORES DE UM CLUBE DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO, O USO DE QUADRINHOS COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO, O TRABALHO DO PSICÓLOGO NA VARA DE FAMÍLIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA, DEPRESSÃO NA INFÂNCIA: OLHAR DO PSICOPEDAGOGO, ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: PERCEPÇÕES DE UM PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR , INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM IMIGRANTES VENEZUELANOS EM MANAUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ANÁLISE DA PLURALIDADE NA COBERTURA DE PROBLEMAS AMBIENTAIS NO JORNAL ONLINE DIÁRIO DO NORDESTE, A NOMEAÇÃO AUTOMÁTICA RÁPIDA E SUA RELAÇÃO COM A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, A RELACÃO ENTRE PSICOPEDAGOGIA E O IDOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, PERSPECTIVAS À PSICOPEDAGOGIA DA CRIANÇA NO BRASIL, OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS JOVENS DE COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: OS SISTEMAS HÍBRIDOS e GRÊMIO ESTUDANTIL: A ESCOLA COMO ENRIQUECEDORA NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES POLÍTICOS.
Registramos profunda gratidão, respeito e reconhecimento aos honrados colegas pesquisadores da comissão científca, que generosamente, colaboram com a criação e consolidação Revista AMAzônica, bem como aos rigorosos e honrados colaboradores autores das centenas de artigos inédios publicados ao longo dos 12 anos da trajetória do periódico. Desejamos aos leitores estudantes e pesquisadores que se interessem pelas temáticas, boa leitura e aprofundamento dos conhecimentos científicos das respectivas áreas de investigação.
Início do inverno Amazônico, 2019.
Suely A. do N, Mascarenhas,
Diretora do periódico.