Avaliação da compreensão leitora de estudantes universitários: Recurso a uma prova de cloze

Autores/as

  • Elisabete Gonçalves Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Leandro Silva Almeida Universidade do Minho, Braga, Portugal

Palabras clave:

Teste cloze, Ensino Superior, Compreensão leitura, Rendimento académico

Resumen

Estudos recentes apontam para uma dificuldade generalizada dos estudantes do ensino superior em ler e compreender aquilo que leem, refletindo-se num fraco rendimento académico dos alunos. Verifica-se que os estudantes que fazem uma leitura muito superficial dos textos apresentam dificuldades na compreensão do seu significado em profundidade. Este estudo apresenta uma prova construída pelos autores com o objetivo de avaliar a compreensão de leitura dos estudantes. A amostra é constituída por 228 estudantes do ensino universitário, a frequentar o primeiro, segundo e terceiro ano dos respetivos cursos. Os índices de dificuldade e de discriminação dos itens são adequados aos objetivos psicométricos de avaliação com esta prova. Os resultados mostram-se diferenciados em função do género e da idade dos participantes. As estudantes apresentam melhores resultados na prova face aos colegas do género masculino. Um efeito de interação mostra que os estudantes do sexo masculino mais velhos aumentam o seu desempenho, podendo isso refletir uma percentagem superior de abandono por parte dos homens com maior insucesso académico originando uma maior seleção cognitiva dos que permanecem.

Palavras chave: Teste cloze, Ensino Superior, Compreensão leitura, Rendimento académico

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisabete Gonçalves, Universidade do Minho, Braga, Portugal

IPCA- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; CIEd – Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Professor Doutor Catedrático, CIEd – Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho

Publicado

2019-06-17

Número

Sección

Artigos