RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: A INFLUÊNCIA DOS PAIS NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ATALAIA DO NORTE-AM
Palabras clave:
Familia, Escola, Processo de aprendizagem, Ensino fundamentalResumen
O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores que influenciam a participação dos pais no desempenho escolar dos filhos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Raimunda Galate, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental, para a melhor compreensão da pesquisa e seus respectivos resultados. Foi desenvolvida dentro da abordagem da pesquisa qualitativa. Além disso, realizou-se uma pesquisa de campo que permitiu obter dados a partir do espaço e da comunidade escolar. Como técnica de coleta, utilizou-se a observação e o questionário aberto e fechado, aplicado para os pais e professores da escola da turma do 2º ano ao 5º ano, com faixa etária de 7 ao 14 anos de idade que frequentam a instituição, residente no município de Atalaia do Norte, e também para professores que atuam na área da educação dos anos iniciais. Os resultados apontam que a participação da família é essencial para o pleno desenvolvimento dos alunos, para que isso possa refletir na formação desse aluno como cidadão. Portanto, a participação da família é fundamental no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do educando, essas duas instituições é importante que tenham um laço de união assim favoreça ao indivíduo.
Palavras-chave: Família. Escola. Processo de Aprendizagem. Ensino Fundamental.
ABSTRACT: The objective of this work was to analyze the factors that influence the participation of parents in the school performance of children. The research was carried out at the Municipal School Raimunda Galate, in the class of the 4th year of Elementary School, to better understand the research and its results. It was developed within the qualitative research approach. In addition, a field survey was conducted to obtain data from the space and the school community. As a collection technique, the observation and the open and closed questionnaire, applied to the parents and teachers of the school from the 2nd to the 5th grade students, with ages ranging from 7 to 14 years attending the resident institution in the municipality of Atalaia do Norte, and also for teachers who work in the education area of the initial years. The results indicate that the participation of the family is essential for the full development of the students, so that this can reflect in the formation of this student as a citizen. Therefore, the participation of the family is fundamental in the process of learning and development of the learner, these two institutions is important that they have a bond of union so favors the individual.
Keywords: Family. School. Learning process. Early Years of Elementary Education.