CONCEPÇÕES DE JUVENTUDE E O TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR

APONTAMENTOS E DESAFIOS

Autores/as

  • Fernando Lacerda Junior Universidade Federal de Goiás - UFGO
  • Maraiza Oliveira Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Palabras clave:

CONCEPÇÕES DE JUVENTUDE, TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR

Resumen

O objetivo do estudo foi compreender de que modo as concepções dos jovens sobre juventude e sobre adolescência podem contribuir para a práxis profissional de psicólogos na escola. Na fundamentação teórica se apresenta um posicionamento em favor de uma análise histórico-social do processo de desenvolvimento humano. Foi realizada uma pesquisa qualitativa empírica em que foram propostas entrevistas semiestruturadas a quatro jovens com idade entre 18 e 19 anos que cursaram o Ensino Médio em uma escola da Rede Federal de Ensino do Município de Goiânia e os resultados foram analisados a partir da análise de conteúdo (Vázquez-Sixto, 1997; Bardin, 2011). A pesquisa apontou que as concepções de juventude parecem estar mais abertas a uma análise histórico-cultural do que as concepções de adolescência que carregam uma noção universalizante desse momento da vida. Consideramos que propor uma discussão pautada na análise de aspectos históricos e sociais permite ao psicólogo escolar propor ações para indivíduos concretos na escola.

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Publicado

2018-08-10

Número

Sección

Artigos