MEDICALIZAÇÂO NA ESCOLA

UMA SITUAÇÃO DILEMÁTICA

Autores/as

  • Filomena Ermida da Ponte Universidade Católica Portuguesa
  • Maria Isabel Carvalho Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito de Santa Marta de Portuzelo

Palabras clave:

medicalização e patologização, processos extremos, Hiperatividade e Défice de Atenção

Resumen

A medicalização e a patologização na educação tem sido alvo de grande preocupação por parte
de alguns atores sociais gerando extensos debates e muita controvérsia, advindo discrepâncias e
oposições, dentro da sociedade, pais, professores, psicólogos e médicos, entre outros. Da dificuldade, de alguns, em assumir que existe um problema, à radicalização de posições de outros, impõe-se aqui
despertar consciências de que estamos perante um problema tão mais grave, quanto menos discutido.
Nada pior do que a banalização de um dilema que se enraíza no nosso quotidiano, sem darmos pela
existência no nosso entorno. Este artigo destaca uma revisão da literatura em torno da problemática,
contextualizada num crescendo de casos identificados como Hiperatividade e Défice de Atenção, com
consequente medicação com substâncias psicoestimulantes. Conclui-se, num discurso que cruza estes
conceitos centrados no individuo, criança ou jovem, que facilmente se resvala para processos extremos de medicalização e patologização, a pertinência e atualidade do tema.

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Publicado

2018-07-24