O PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA DOS JOVENS COM NEE EM PORTUGAL

Autores/as

  • Luís Fânzeres Escolas da Póvoa de Lanhoso
  • Anabela Cruz Santos Universidade do Minho
  • Sofia Santos Universidade de Lisboa

Palabras clave:

Transição para a Vida Adulta, Formação Profissional, Empregabilidade, Plano Individual de Transição

Resumen

Este artigo tem como finalidade analisar o processo de Transição para a Vida Adulta (TVA) dos
alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal. Uma das preocupações mais
evidentes que surge, no processo de intervenção dos adolescentes com NEE em Portugal é a fase de
transição para a vida adulta e consequente inserção no mercado de trabalho. A partir do conceito de
Transição, procurar-se-á analisar todos os percursos formativos existentes no sistema educativo
português, de forma a compreender de que maneira a Escola se organiza, e que respostas, uma vez que é durante as fases de escolaridade obrigatória e universal, que a escola deve assumir com o maior empenho, coerência e atuação transdisciplinar a promoção de competências vocacionais, os processos de inovação educacional, em termos de organização e gestão educativa, no que respeita ao atendimento de crianças e jovens com NEE. De acordo com a realidade portuguesa e tendo em consideração as respostas mais comuns para os alunos NEE, abordar-se-á a importância da Formação Profissional, a construção de um Projeto de Transição para a Vida Adulta, e as suas implicações na empregabilidade das pessoas com NEE, nomeadamente no que se refere aos Cursos Educação -Formação para os alunos com NEE e ao Plano Individual de Transição (PIT), analisando as várias fases deste Plano; avaliação, elaboração, implementação e certificação do processo, focando-se as Áreas de Intervenção num PIT.

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Publicado

2016-12-12