CONTRIBUTOS PARA A VALIDAÇÃO DA ESCALA DE ESTRATÉGIAS AUTOPREJUDICIAIS EM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS

Autores/as

  • Lúcia C. Miranda Universidade da Madeira
  • Danielle R. Ganda Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Avaliação, estratégias self-handicapping, alunos do Ensino Secundário

Resumen

Foi objetivo do presente estudo analisar as características psicométricas da Escala de
Estratégias Autoprejudiciais (Boruchovitch & Ganda, 2013a). Responderam à versão brasileira
do instrumento composta por 19 itens, 354 alunos, com média de idades de 16,1 e desvio padrão
de 0,97, 42,4% eram rapazes e 57,6% eram raparigas. Frequentavam o 10º ano de escolaridade
38,7%, o 11º ano 40,1%, e o 12º ano de escolaridade 21,2%. A análise fatorial exploratória foi
efetivada pelo método das componentes principais com rotação varimax. Após a leitura e
análise dos itens, sua conjugação com o referencial teórico, combinando os valores próprios e a
representação gráfica dos fatores (gráfico scree plot), a melhor estrutura encontrada foi de 3
fatores, que explicam no seu conjunto 57,7% da variância total dos itens, explicando o fator 1:
21,6%, o fator 2: 19,2 %, e o fator 3: 17,0%. Foram eliminados 4 itens por não se situarem na
dimensão teórica esperada. A escala final ficou com 15 itens, distribuídos pelos 3 fatores
(problemas relacionados com o controlo da atenção concentração; problemas relacionados com
a gestão do tempo; problemas relacionados com a preparação adequada para a atividade). Os
coeficientes de consistência interna, de um modo geral, são satisfatórios, variando de 0,75 a
0,81. A correlação encontrada entre os resultados de cada item e o total da pontuação nas
subescalas a que pertencem assumiu índices adequados. Esta solução multifatorial, distancia-se
da bifatorial, encontrada na escala original. As diferenças encontradas podem justificar-se pelas
diferenças no contexto de aplicação, fatores de ordem cultural, perfil dos respondentes, alunos
do ensino secundário ao invés do ensino superior e complexidade do próprio fenómeno.

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Publicado

2017-11-20

Número

Sección

Artigos