Saúde mental e educação no contexto contemporâneo:

reflexões sobre a promoção da saúde mental na universidade

Autores/as

Palabras clave:

Saúde Mental; Educação; Promoção; Universidade

Resumen

Este artigo analisa as representações dos conceitos de saúde e saúde mental, com o objetivo de investigar as convergências entre os campos, e identificar como ocorre a promoção da saúde mental na universidade, destacando sentidos e práticas que atravessam o debate. Entende-se que o processo formativo no contexto contemporâneo é marcado por políticas públicas que são implementadas como obrigação do Estado e que não contemplam a diversidade e os desníveis sociais historicamente constituídos no Brasil. Na grande maioria das vezes os sistemas educativos encontram-se submetidos a um conjunto de tensões e desafios criando dicotomias e um saber pautado na disciplinaridade, impondo formas de ensinar e propagar o conhecimento. Trata-se de uma leitura interdisciplinar, que articula conceitos e perspectivas epistemológicas, fundamentada nos pensamentos de Michel Foucault, Edgar Morin e outros autores investigados ao longo da pesquisa de doutorado em curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cecília Creuza Melo Lisboa Holanda, Universidade Federal do Amazonas

 

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas (PPGE-UFAM). Professora Assistente na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional.

Instituição: Universidade do Estado do Amazonas

E-mail: clisboa@uea.edu.br

Orcid: https:// orcid.org/0009-0006-8867-9741

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas

 

Doutora em Psicopedagogia, Diagnóstico e Avaliação Educativa, Universidade da Corunhã (UDC), Espanha, 2004. Docente titular, Universidade Federal do Amazonas. (UFAM) que está vinculado (SIGLA). E-mail:.suelyanm@ufam.edu.br País. Brasil .ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0545-5712

Publicado

2025-06-26