Saúde mental e educação no contexto contemporâneo:
reflexões sobre a promoção da saúde mental na universidade
Palabras clave:
Saúde Mental; Educação; Promoção; UniversidadeResumen
Este artigo analisa as representações dos conceitos de saúde e saúde mental, com o objetivo de investigar as convergências entre os campos, e identificar como ocorre a promoção da saúde mental na universidade, destacando sentidos e práticas que atravessam o debate. Entende-se que o processo formativo no contexto contemporâneo é marcado por políticas públicas que são implementadas como obrigação do Estado e que não contemplam a diversidade e os desníveis sociais historicamente constituídos no Brasil. Na grande maioria das vezes os sistemas educativos encontram-se submetidos a um conjunto de tensões e desafios criando dicotomias e um saber pautado na disciplinaridade, impondo formas de ensinar e propagar o conhecimento. Trata-se de uma leitura interdisciplinar, que articula conceitos e perspectivas epistemológicas, fundamentada nos pensamentos de Michel Foucault, Edgar Morin e outros autores investigados ao longo da pesquisa de doutorado em curso.