Adaptação Acadêmica de Estudantes Ingressantes em 2022 na Universidade Save, Extensão da Massinga, Moçambique
Palabras clave:
Adaptação acadêmica. Ensino Superior. Desempenho Acadêmico. Saúde mental.Resumen
O momento do ingresso ao ensino superior marca o início de uma etapa de construção da carreira profissional e acadêmica do indivíduo. Este ingresso demanda do estudante uma adaptação às novas exigências, desafios, normas e construção de novos relacionamentos interpessoais. No entanto, essa adaptação pode ser disfuncional em certos estudantes e, por conseguinte, repercutir no seu desempenho acadêmico e saúde mental. Neste estudo, avaliou-se a adaptação acadêmica de estudantes ingressantes de uma universidade pública moçambicana. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2022 através do Questionário de Adaptação Acadêmica e de dados sociodemográficos. Participaram 113 estudantes, majoritariamente do gênero feminino (62,8%), de quatro cursos presenciais de graduação e com idades entre 17 e 48 anos. Com auxílio do software Statistical Package for the Social Science, foram feitas análises descritivas e de variância (ANOVA). Os resultados indicaram um nível satisfatório de adaptação acadêmica (M = 3,7; DP = 0,43). Os ingressantes mostraram-se mais adaptados ao estudo (M = 4,07; DP = 0,62) e à instituição (M = 4,01; DP = 0,63), seguida a nível do projeto de carreira (M = 3,83; DP = 0,43) e pessoal/emocional (M = 3,56; DP = 0,82). Porém, estes demostraram dificuldades de adaptação social (M = 2,98; DP = 1,10). Na análise de variância verificou-se diferenças das médias nas dimensões da adaptação acadêmica nas variáveis gênero, idade, curso, situação conjugal e turno das aulas. Futuras pesquisas noutros campus da universidade investigada e demais instituições do país são necessárias para incrementar as investigações desta área.