Rádio Itagiba FM 9.0 présente :

une approche psychopédagogique théâtrale avec les personnes âgées

Autores/as

Palabras clave:

Théâtre, Âgé, Processus dramatique, Psychopédagogie

Resumen

Cet article de réflexion aborde la recherche menée dans le cadre de la discipline Stage Supervisé III - Atelier de Théâtre, qui fait partie du Cours de Théâtre de l'Université Fédérale de Santa Maria (UFSM), dans le but d'établir des liens avec le Cours Postgraduate de Psychopédagogie. Dans le cadre de cette discipline, les étudiants développent un projet d'atelier de théâtre qui se déroule en dehors du milieu scolaire habituel, en se concentrant sur les communautés locales, les groupes d'intérêt et les institutions publiques, privées ou du tiers secteur. L'objectif du cours est de guider les étudiants dans l'élaboration d'un projet d'Enseignement du Théâtre, dans lequel ils pourront approfondir leurs connaissances autour d'une méthodologie spécifique. Le projet en question a adopté le Processus Dramatique comme approche méthodologique pour l'enseignement du théâtre avec les personnes âgées, explorant le thème des souvenirs, et a été réalisé en 2018 à la maison Itagiba, située dans le quartier Chácara das Flores, à Santa Maria (RS). Partant de cette approche, l'objectif général de la recherche était d'étudier la pratique du théâtre auprès des personnes âgées, à partir de leurs souvenirs, lors de séances psychopédagogiques.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduada no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - 2023). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduada em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - 2023). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual). https://orcid.org/0000-0002-4977-8521 jade.pohl.sanches@gmail.com

Fernando Russo Costa do Bomfim, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Controle e Prevenção de Infecção Hospitalar pelo Centro Universitário Hermínio Ometto. Especialista em Biomedicina Estética. Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto. Atua principalmente em: laser de baixa e alta potência, modelos experimentais de artrite, cultura de células, células ósseas, imunocitoquímica, morfologia e análises moleculares com ênfase em expressão gênica e proteica. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN). https://orcid.org/0000-0002-2614-3603 fernando_bomfim@live.com

 

Publicado

2024-07-26