Réflexions sur l’enseignement de la phénomélogie dans le scénario des préjugés aux approaches de la formation des psychologues

Autores/as

Palabras clave:

Psicologia, Fenomenologia, Formação do Psicólogo, Identidade, Ética Profissional.

Resumen

Esse ensaio foi escrito considerando nossa experiência de mais de 25 anos como docente em cursos de graduação em Psicologia, a partir da qual sempre presenciamos situações envolvendo preconceitos em relação às diversas abordagens. Essas situações terminam inviabilizando processos de ensino-aprendizagem, limitando a abertura à diferença, interferindo no processo de construção de identidade do futuro psicólogo, além de comprometer a saúde mental de quem enfrenta esses preconceitos no ambiente de trabalho e a ética dessa profissão nas instituições formadoras no Brasil. Destarte, nosso objetivo é refletir sobre a docência de disciplinas relacionadas à fenomenologia em cursos de graduação em Psicologia diante de preconceitos paradigmáticos, apresentando propostas de como o docente pode intervir neste cenário e mobilizar os estudantes para desenvolver de forma crítica e ética o conhecimento das diversas abordagens. O exercício reflexivo nos levou a apresentar alternativas concretas de práticas pedagógicas nessas disciplinas, além de concluir que, como as bases para a construção da identidade profissional são perpassadas pela percepção do tempo, do lugar, do outro e de si mesmo, o ensino da fenomenologia deve priorizar atividades que ampliem a percepção ética dos estudantes sobre a pluralidade do fazer psicológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Shirley Macêdo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Psicologia Clínica. Professora Associada do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde coordena o Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário (NuCEU). Membro do GT ANPEPP “Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos”e-mail: shirley.macedo@univasf.edu.br                                                   

http://www.lattes.cnpq.br/7611625574364052 ORCID: https://www.orcid.org/0000-0003-1619-2353

Publicado

2024-07-26