Réflexions sur l’enseignement de la phénomélogie dans le scénario des préjugés aux approaches de la formation des psychologues
Palabras clave:
Psicologia, Fenomenologia, Formação do Psicólogo, Identidade, Ética Profissional.Resumen
Esse ensaio foi escrito considerando nossa experiência de mais de 25 anos como docente em cursos de graduação em Psicologia, a partir da qual sempre presenciamos situações envolvendo preconceitos em relação às diversas abordagens. Essas situações terminam inviabilizando processos de ensino-aprendizagem, limitando a abertura à diferença, interferindo no processo de construção de identidade do futuro psicólogo, além de comprometer a saúde mental de quem enfrenta esses preconceitos no ambiente de trabalho e a ética dessa profissão nas instituições formadoras no Brasil. Destarte, nosso objetivo é refletir sobre a docência de disciplinas relacionadas à fenomenologia em cursos de graduação em Psicologia diante de preconceitos paradigmáticos, apresentando propostas de como o docente pode intervir neste cenário e mobilizar os estudantes para desenvolver de forma crítica e ética o conhecimento das diversas abordagens. O exercício reflexivo nos levou a apresentar alternativas concretas de práticas pedagógicas nessas disciplinas, além de concluir que, como as bases para a construção da identidade profissional são perpassadas pela percepção do tempo, do lugar, do outro e de si mesmo, o ensino da fenomenologia deve priorizar atividades que ampliem a percepção ética dos estudantes sobre a pluralidade do fazer psicológico.