TRAJETÓRIA ESCOLAR DE POPULAÇÕES RURAIS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

Palabras clave:

Trajetória Escolar, Populações Rurais, Comunidades Rurais, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância

Resumen

Temos por objetivo discutir pontos críticos e/ou exitosos da Educação do Campo segundo trajetórias escolares dos estudantes campesinos relacionadas ao ensino superior, através de revisão integrativa pelo modelo PRISMA realizada no Portal Periódicos CAPES, entre 2014-2019, pelos descritores: “educação do campo” AND “trajetória universitária”, “trajetória acadêmica”, “universitários”; “pedagogia da alternância” AND “ensino superior”. Após filtros e critérios de elegibilidade, dos 2140 artigos encontrados restaram 11 para discussão, que abordou as seguintes categorias: a) trajetórias escolares de jovens do campo não perpassadas pela Educação do Campo (migração pendular e êxodo rural; gênero; políticas de permanência; estereótipos e construção de identidade); b) trajetórias escolares perpassadas pela Educação do Campo (Pedagogia da Alternância relacionada à permanência no campo e no ensino superior). Concluímos que estas trajetórias aparentam mudar consideravelmente quando estão ou não atreladas às políticas da Educação do Campo.

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Biografía del autor/a

Virgínia Karla Rosas de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Marcelo Calegare, Universidade Federal do Amazonas

Publicado

2023-12-31