O visível e o invisível no Transtorno do Espectro Autista
um relato de experiência à luz da Psicologia Fenomenológica de Merleau-Ponty.
Palabras clave:
Transtorno do espectro autista, psicologia fenomenológica existencial, deficiênciaResumen
As produções científicas que buscam compreender o transtorno do espectro autista em si são incontáveis, mas ainda são insuficientes as publicações dedicadas a investigar os sentimentos das próprias pessoas acometidas pelo transtorno. O presente artigo apresenta a analise compreensiva do relato de experiência de pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a ótica da Psicologia Fenomenológica de Merleau-Ponty. O relato teve início pela infância e pelas dificuldades não compreendidas ao desvelar da sua corporeidade, do desenvolvimento escolar e das dificuldades da psicomotricidade, passando pela busca da compreensão da própria espiritualidade, do senso artístico e das interações implícitas com os outros, pela compreensão da intercoporeidade nas relações, na vida amorosa, na compreensão do gênero e da sexualidade, e culminando com o sentido do mundo vivido a partir do relato da sua vida acadêmica e profissional, sua percepção da estrutura corporal pelos sinais, sintomas, dificuldades e comorbidades e da influência do mundo cultural nos cuidados com a pessoa com TEA. Conclui-se, a partir do relato da pessoa com TEA, quais são as dificuldades que estão efetivamente ligadas à deficiência no desvendar da biografia (visível) e que dificuldades estão relacionadas a outras nuances de vida como pessoa com deficiência (invisível).