Experiência mística em universitários:

Estudo na perspectiva de William James

Autores

Palavras-chave:

Experiência Mística, Estudantes Universitários, Fenomenologia Psicológica, William James, Psicologia da Religião

Resumo

Ao longo dos séculos, experiências religiosas e místicas fizeram parte do desenvolvimento social e subjetivo do ser humano, deixando sua influência formativa e transformativa em todos os níveis da vida em sociedade. O presente trabalho se baseia nos estudos da psicologia da religião, especialmente o trabalho pioneiro do psicólogo e filósofo americano William James a respeito do fenômeno das experiências místicas enquanto um estado alterado da consciência que apresenta quatro marcas definidoras principais: (1) inefabilidade, (2) valor noético, (3) transitoriedade, e (4) passividade. Com base nisso, o objetivo desta pesquisa empírica é o de investigar e descrever a fenomenologia das experiências místicas em universitários pernambucanos na ótica da Psicologia Fenomenológica de William James. Para isso, foram coletados os relatos de 30 participantes que narraram por escrito suas experiências místicas. A análise de dados foi feita com o uso do método de análise temática dedutiva de Braun e Clarke, que possibilita a identificação, investigação e interpretação de possíveis padrões ou temas encontrados nos relatos fenomenológicos dos voluntários. Como resultado, foi observado a presença das quatro marcas definidoras dos estados místicos em todos os relatos coletados, tendo sido observada a prevalência do valor noético nas vivências narradas, demonstrando a adequação das categorias jamesianas para o entendimento das experiências místicas no contexto de jovens falantes de língua portuguesa e de orientações religiosas diversas. A partir disso, aponta-se para a importância da realização de mais estudos psicológicos dentro desse campo para o melhor entendimento das complexidades envolvidas nas vivências místicas na religiosidade brasileira

Biografia do Autor

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

 - Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS). E-mail: alexsandro.mnascimento@ufpe.br.

https://orcid.org/0000-0002-9981-8384 

Eliabe da Silva Melo, Universidade Federal de Pernambuco

- Graduando do Curso de Psicologia da UFPE, Estagiário em Trabalho Supervisionado sob supervisão do Prof. Alexsandro M. Nascimento. E-mail: eliabe.melo@ufpe.br.

https://orcid.org/0000-0002-0189-7943

Larissa de Souza Ferraz, Universidade Federal de Pernambuco

 - Graduanda do Curso de Psicologia da UFPE, Estagiária em Trabalho Supervisionado sob supervisão do Prof. Alexsandro M. Nascimento. Email: larissa.ferraz@ufpe.br.

https://orcid.org/0000-0002-4697-2564

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco

 - Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: roazzi@gmail.com.

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763
http://lattes.cnpq.br/6108730498633062
https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

Downloads

Publicado

2023-01-02