Mal-estar docente e não reconhecimento, palavras de professores de uma escola pública de Niterói

Autores/as

  • Roberta Duarte dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Cristiana Carneiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

professores, mal-estar, trabalho, sofrimento

Resumen

O presente artigo aborda o mal-estar docente no trabalho, a partir de depoimentos de professores de uma escola pública de Niterói. Oferece um recorte da pesquisa-extensão Formação de Professores: infância, adolescência e mal-estar na escolarização da Universidade Federal do Rio de Janeiro que realizou rodas de conversa num modelo de pesquisa-intervenção. Voltando-se para o mal-estar articulado ao não reconhecimento do e no trabalho docente analisa, a partir do discurso dos professores, os aspectos primários e secundários na produção do mal-estar. Conclui que esses aspectos são uma subdivisão teórica estratégica, porém na prática se encontram indissociados.

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Biografía del autor/a

Roberta Duarte dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

Doutoranda em Psicologia pela UFRRJ, Mestre em Psicologia pela UFRJ, Psicóloga da Policlínica Militar de Niterói. E-mail: bertaduarte4@hotmail.com

Cristiana Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ, na Linha Subjetividade, Cultura e Clínica.

 E-mail: cristianacarneiro13@gmail.com

 

Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

 

Doutora em educação, mestre em tecnologia educacionnal para a saúde, especialista em psicologia clínica, psicóloga. Professora Adjunta  no Instituro de Psicologia da UFF, Professora colaboradora do PPGECH/ UFSCar. E-mail: adrianacaldeira@id.uff.br

Publicado

2023-01-02