ATENÇÃO E AUTOCONSCIÊNCIA, PROCESSOS COGNITIVOS ENTRELAÇADOS: EXPLORAÇÕES NA INTERFACE ENTRE COGNIÇÃO E CINEMA
Resumen
Este ensaio foi escrito com o objetivo de discorrer sobre os aspectos interativos entre os processos cognitivos “atenção” e “autoconsciência”, exemplificando como ocorre esta relação através da transcrição e discussão de uma cena do filme francês “Angel-A” de Luc Besson. Como abordagem metodológica, utilizou-se duas estratégias para a urdidura desta pesquisa teórica, a saber, (i) o gênero ensaio, cuja escritura é particularmente propícia ao desbravamento crítico de questões teóricas e epistemológicas de relevo para um campo científico da ciência, e (ii) o cotejo crítico dos modelos teóricos e conceitos da psicologia cognitiva com um objeto de arte, a saber, um objeto fílmico. Ambas as estratégias, embora inusuais em escritos das ciências cognitivas, não são todavia, desconhecidas na produção do conhecimento em Psicologia, estando na origem de clássicos deste campo. A atenção, em seu caráter de processo básico da mente, tem estado no cerne das teorizações em psicologia desde seus primórdios, ao contrário da autoconsciência, cujos primeiros modelos teóricos explanatórios datam de fins do século XX, desconhecendo-se ainda largamente sua estrutura dimensional e dinâmica cognitiva e funcional, e enlace a outros processos da cognição. A reflexão empreendida através do cotejo dos modelos teóricos que embasam a pesquisa em psicologia cognitiva de ambos os processos, cotejada com a análise compreensiva de trecho do objeto fílmico citado pôde evidenciar elos de interações sistemáticas entre os dois processos cognitivos, ensejando sua abordagem em cuidadosos estudos empíricos futuros, tanto experimentais, quanto de teor fenomenológico.
Palavras-chave: Atenção, autoconsciência, processos cognitivos, psicologia cognitiva, cinema.