REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDOS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR
Resumen
No presente artigo, realizado ao abrigo do doutorado em educação – PPGE/UFAM, a partir de uma pesquisa bibliográfica e da análise de alguns relatórios (BRASIL, 2017b, 2018; OCDE, 2013, 2014), pretende-se tecer algumas reflexões e levantar alguns questionamentos acerca da importância dos hábitos de estudo para a aprendizagem da Matemática escolar. Inicialmente, faz-se uma descrição dos prováveis hábitos de aprendizagem de discentes brasileiros e dos hábitos de aprendizagem que o estudo da Matemática exige. Destaca-se que esses discentes parecem ter herdado de seu meio sociocultural algumas concepções, em nossa perspectiva talvez um pouco equivocadas, sobre a importância e a finalidade da educação escolar, bem como sobre o ato de aprender. Imbuídos desses equívocos, que as regras da dinâmica educacional brasileira ajudam a construir, eles desenvolvem um nível de consciência nem sempre favorável às boas práticas dos processos de ensino-estudo-aprendizagem. Nesse contexto, discute-se que os hábitos de aprendizagem mais comuns dos alunos brasileiros, em alguma medida, podem ser incompatíveis com os hábitos de aprendizagem que o estudo da Matemática exige. Apresenta-se, a fim de analisar a relação entre os hábitos de aprendizagem e o desempenho em Matemática, a diferença atitudinal entre aluno e estudante. Conclui-se o trabalho argumentando que, de modo similar à conscientização de professores, a conscientização de estudantes é uma questão e dimensão igualmente importante para a conquista de um ensino básico de qualidade, que realmente favoreça o pleno desenvolvimento das capacidades e habilidades dos discentes no domínio da Matemática essencial para aplicação ao longo da vida.
Palavras-chave: Matemática Escolar. Aprendizagem. Dificuldades. Hábitos de Estudo. Conscientização de Estudantes.