Sobre a Revista

Assuntos de interesse para a publicação

FOCO E ESCOPO

A AMAzônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, B1 Qualis Capes (2017-2020) objetiva publicar trabalhos científicos nacionais e internacionais sobre assuntos atuais e relevantes no âmbito da Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, áreas afins e suas relações interdisciplinares. Cada edição pode estipular uma unidade temática, um dossiê temático, previamente definido. Semestralmente são divulgadas chamadas com datas de submissão específicas para artigos, ensaios, entrevistas e resenhas. Publica-se artigos de temas livres, pertinentes ou afins , recebidos mediante fluxo contínuo.

A Revista AMAzônica aceita trabalhos inéditos nas áreas de Educação, Psicopedagogia e  Psicologia.

 Abordagens/Enfoques de aprendizagem

Altas habilidades e superdotação, Atribuições causais, Criatividade, Descolonização da educação, Didática, Educação ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Educação indígena, Educação infantil, Educação profissional, Educação, cidadania e inclusão social, Estratégias de aprendizagem e rendimento acadêmico, Formação de professores, Gênero, Hábitos de estudos, Metas acadêmicas, Motivação, Orientação educacional, Psicologia, Psicologia Fenomenológica e Saúde, Psicologia Fenomenológica, Decolonialidade e Interseccionalidades, Plantão psicológico, Políticas públicas, Relações família-escola, Relações interpessoais (escola, no trabalho e na sociedade), Tecnologias educacionais

Normas para Temas Livres e para Dossiês Temáticos:

Normas para colaboração

  1. Os originais submetidos para publicação deverão ser orginais, digitados num processador de texto (Windows/word). Os autores deverão enviar os artigos para os diretores da revista, exclusivamente por e-mail: suelyanm@ufam.edu.br  e ewertonhelder@ufam.edu.br .A extensão do trabalho é livre, contudo recomenda-se que não ultrapasse as 30 páginas digitadas a 1,5 espaços em folhas A4, letra TIMES, 12 pt. Nestas 30 páginas incluem-se resumos, quadros, figuras, notas de rodapé e bibliografia. Os subtítulos dos artigos devem estar em negrito. Para os endereços eletrônicos informados no item 1, deverão anexar-se dois arquivos separados onde constem os seguintes elementos: arquivo 1::título do artigo; nome e enquadramento institucional do(s) autor(es); endereço completo (incluindo telefone, fax e e-mail) do autor responsável por toda a correspondência relacionada com o manuscrito; arquivo 2: resumo em português ou espanhol ou inglês: título do artigo; resumo (com um máximo de 250 palavras); palavras-chave (no máximo de 6) e o corpo do artigo com introdução, desenvolvimento, conclusão e referências.
  2. Com exceção dos artigos escritos "a convite", todos os restantes trabalhos recebidos serão avaliados anonimamente por especialistas na área respectiva. Por tal motivo, a identificação dos autores não deverá constar em nenhum ponto do manuscrito. A primeira página de texto deverá iniciar-se com o título do artigo. O nome do (s) autor (es) deverá (ão) ser identificado (s) na mensagem de envio dos textos anexo 1 via e-mail. EX: Envio anexo o artigo de minha autoria: Propriedades psicométricas da escala QIMEI junto a estudantes universitários de Humaitá para avaliação pela Comissão Científica da Amazônica Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, conforme normas vigentes.

Maria da Glória Aparecida do Nascimento - autora

  1. Os quadros e figuras deverão ser sequencialmente ordenados em numeração arábica e devem ser referenciados através dessa numeração no texto do artigo, por exemplo: “...cf figura 10...” e não: “...na figura seguinte...”. Não podem exceder as dimensões 11 x 17 cm, fonte 10, correspondentes à mancha de texto e devem ser enviados os arquivos do programa em que foram editados originalmente. Essa edição deve ser para impressão a preto e branco.
  2. As referências serão obrigatoriamente integradas no texto de acordo com o sistema autor-data. Em caso de citações textuais, acrescentar-se-á o número da página. Os artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. A Comissão de Redação reserva-se o direito de não publicar os originais a que a Comissão Científica não atribua nível adequado, ou que não obedeçam às normas acima referidas. Os originais aceitos para publicação serão propriedade editorial da Revista. Qualquer reprodução integral ou parcial dos mesmos apenas pode ser efetuada após autorização escrita da Comissão de Redação.  Para apresentação de seus trabalhos, os autores deverão consultar as normas de publicação da ABNT, ou da APA última versão. Datas limites para recebimento de trabalhos: I semestre 20 de junho- II semestre 20 de novembro. Resposta de 90 a 180 dias após o recebimento.

Normas para Dossiê Temático

Objetivo: Apresentar a pluridimensionalidade da Fenomenologia e sua importância na formação em Psicologia no Brasil

Normas para publicação

  • Cada autor poderá apresentar no máximo 2 trabalhos.
  • Os originais submetidos para publicação deverão ser elaborados em processador de texto (Windows, Word). Os autores deverão enviar os artigos para o e-mail institucional do editor do dossiê da revista: ewertonhelder@ufam.edu.br ou ewertonhelder@gmail.com .
  • A revista aceita quatro tipos de manuscritos: Estudos teóricos ou históricos (limitados a 25 laudas), relatos de pesquisa (limitados a 25 laudas), revisões sistemáticas da literatura (limitados a 25 laudas), estudos de caso (limitados a 20 laudas).
  • O manuscrito deve ser elaborado em formato doc ou docx, Todas as páginas devem ter entrelinhamento 1,5 e entre parágrafos, fonte Times New Roman, corpo 12. Configuração da página A4. Margens 2,5cm (esquerda, direita, superior e inferior). Recuo da primeira linha 1,25cm.
  • Os subtítulos dos artigos devem estar em negrito.
  • Para os endereços eletrônicos informados no item 1, deverão anexar-se dois arquivos separados onde constem os seguintes elementos: arquivo 1: título do artigo; nome e enquadramento institucional do(s) autor(es); e-mail de todos os autores e número de ORCID (orcid.org); arquivo 2: título do artigo; resumo, abstract, resumo ou résumé (com um máximo de 250 palavras); palavras-chave e Keywords (no mínimo três e no máximo de 6, separadas por ponto e vírgula e após a última palavra, ponto final) preferencialmente derivadas da Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (disponível em bvs-psi.org.br) e o corpo do artigo com introdução, desenvolvimento (sub títulos) , considerações finais e referências.
  • Relato de pesquisa, revisão sistemática de literatura e estudo de caso devem conter: Título em português, inglês e espanhol ou francês, Resumo, Abstract, Resumo ou Résumé, Introdução, metodologia, resultados e discussão, considerações finais e referências.
  • Figuras, quadros e tabelas devem ser inseridos no sentido de tornar claro o texto. Uso de nota de rodapé se for imprescindível.
  • As referências deverão seguir as orientações American Psychological Association – APA 7ª edição. Lembrar que as normas atuais da APA exigem a inclusão do número DOI das publicações utilizadas. Entrelinhamento simples, deixando linha simples entre as referências. Título do livro ou nome e volume do periódico devem estar em itálico.
  • Os artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores.
  • Os originais aceitos para publicação são propriedade editorial da Revista/EDUA. Qualquer reprodução integral ou parcial dos mesmos apenas pode ser efetuada após autorização escrita da Comissão de Redação/EDUA.
  • Fica entendido que os trabalhos aceitos estarão sujeitos à revisão editorial. Qualquer modificação substancial no texto será submetida aos autores.

PERIODICIDADE

A revista AMAzônica periodicidade semestral.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

O periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, tendo em vista seguir o princípio de que ao disponibilizar de forma gratuita o conhecimento científico ao público possibilita maior democratização do conhecimento.