PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFAM SOBRE O ESTÁGIO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO INTERIOR DO AMAZONAS, BRASIL (2020).

Autores

  • Heliana Nunes Feijó Leite Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Suely A Do N. Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Neste artigo resultado de pesquisa de doutorado realizada ao abrigo do PPGE/UFAM com enfoque qualitativo, descritivo, buscou-se refletir sobre a contribuição do Internato Rural de Medicina da Universidade Federal do Amazonas para a formação de profissionais preparados para o exercício profissional na Atenção Primária à Saúde, através da pesquisa documental e percepção dos Internos concludentes do estágio em Medicina Preventiva e Social, do Estágio Curricular Obrigatório, tendo como fonte suas avaliações voluntárias nos relatórios finais. Os resultados apontam que o ingresso desses estudantes ocorreu em plena adolescência, considerando que a maioria esta cursando o Internato na faixa dos 22-24 anos (63,9%), são de outros estados do país (27,8%), com renda familiar acima de 5 salários mínimos (56%) e concluíram o ensino médio em escola privada (72%). Avaliaram o estágio na Atenção Primária à Saúde como bom (47,2%) e consideraram como cenários mais relevantes para a aprendizagem o atendimento às comunidades rurais incluindo as visitas domiciliares e atenção à saúde indígena (25%) e o atendimento à população ribeirinha nas UBS Fluviais (22%). Essas percepções fornecem pistas para a priorização da Atenção Primária à Saúde como cenário de práticas estratégico ao aproximar a formação médica das demandas da população e da política de saúde.

 

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Formação Médica, Internato. Amazonas (Brasil).

Biografia do Autor

Heliana Nunes Feijó Leite , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Profa. Dra. Atuando na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, Doutorada em Educação, UFAM (Doutorada pelo PPPGE UFAM, tendo defendido a tese em dezembro de 2020).

Suely A Do N. Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Doutora atuando na graduação e pós-graduação UFAM. (Orientadora da pesquisa PPGE,UFAM).

Downloads

Publicado

2021-07-01