TRAÇANDO NOTAS DE CONHECIMENTO SOBRE GRAFFITI, ESCOLA E JUVENTUDES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA

Autores

  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Luciana Lobo Miranda Universidade Federal do Ceará- UFC

Resumo

Conforme a literatura, o graffiti é uma prática cultural juvenil que surgiu nos territórios periféricos por meio de manifestações estéticas e políticas de arte urbana da juventude. Os muros das escolas continuam sendo principais espaços de registro de uma polissemia de significados e comunicações do graffiti enquanto cultura juvenil. Áreas de saber como a Sociologia e Antropologia são pioneiras nos estudos da arte urbana, dentre elas o grafite.   O presente estudo de revisão sistemática integrativa se destina a problematizar essas interlocuções (graffiti-escola-juventude). Foi realizado uma busca dos últimos 5 anos (2014-2019) de artigos científicos na Plataforma de Periódico Capes (eixo I) e de dissertações e teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (eixo II). Foram selecionados apenas produções em português e com abrangência brasileira. Os estudos do eixo I recuperou 88 estudos e destes apenas 4 foram incluídos na análise final. Já o eixo II recuperou apenas 2 estudos de dissertação. Também revelou aportes teórico-metodológicos diversos no trabalho de investigação do graffiti, com prevalência das teorias pós-estruturalistas. Os estudos apontaram o graffiti como (a) instrumento de recurso na área educacional, (b) intervenção das expressões juvenis e (c) prática arraigada nos estereótipos.

Palavras-chave: graffiti, escola, educação, revisão sistemática.

Biografia do Autor

Tadeu Lucas de Lavor Filho , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando e Mestre em

Psicologia. Universidade Federal do Ceará - UFC (Bolsista FUNCAP), Fortaleza-CE, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação à Distância (IPEMIG). Colaborador do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Extensionista no Projeto É da Nossa Escola que falamos (UFC). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-1894. Bolsista FUNCAP.

Luciana Lobo Miranda , Universidade Federal do Ceará- UFC

Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, com estágio doutoral no Programa de Ciência da Educação em Paris 8, França; estágio pós- doutoral no Programa de Psicologia Social Crítica e Personalidade pela City University of New York (CUNY), EUA. Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS). Coordenadora do Projeto de Extensão É da Nossa Escola que falamos (UFC). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7838-8098.

Downloads

Publicado

2020-07-01