AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS E SUAS CORRELAÇÕES COM O DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abstract
As práticas educativas parentais, são compostas pelas estratégias utilizadas pelos pais na criação dos filhos, que acabam por influenciar no desenvolvimento biopsicossocial, bem como sua integração e adaptação à escola. Objetivo: Como forma de reflexão este estudo teve por objetivo investigar a partir da literatura, de que modo as diferentes práticas parentais podem influenciar no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental. Método: A presente pesquisa trata-se de uma revisão sistemática da literatura de natureza qualitativa e descritiva, baseada na recomendação PRISMA. A seleção dos artigos foi realizada por meio da leitura de títulos e resumos, adotando como critérios de inclusão artigos produzidos no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2019 escritos na língua portuguesa, cujo objetivo fizesse referência direta ao tema deste estudo. Foram excluídos artigos relacionados aos estudos com estudantes do ensino médio e pré-escola. Resultados: A partir da aplicação dos critérios de exclusão e inclusão resultaram em 198 artigos e foram selecionados 4 que contemplavam o objetivo principal da pesquisa. Discussão: A partir da análise dos resultados foi possível observar que as práticas parentais podem ser atribuídas como um dos fatores relevantes ao desempenho acadêmico. Considerações finais: Constata-se a partir da leitura dos artigos selecionados que a postura parental pode gerar consequências positivas ou negativas a criança em meio ao contexto escolar.
Palavras-chave: estilos parentais, cuidados parentais, desempenho acadêmico, evasão escolar.